Imagem Desentupimento
Autor: Redação
15/7/2022

Reciclagem do lixo para evitar entupimentos de esgoto

A reciclagem tem se tornado um dos meios mais eficazes de garantir um mundo mais limpo, sustentável e sem comprometimento do meio ambiente. O Brasil é um dos países que mais produzem lixo e apesar de alguns avanços na reciclagem, ela é o mínimo do que o país pode fazer.

No Brasil, são produzidos mais de 80 milhões de toneladas de lixo anualmente e apenas 4% dele é reciclado, sendo que produzimos 27,7 milhões de toneladas de recicláveis, ou seja, 96% do lixo reciclável é descartado como lixo orgânico e destinado a lixões públicos e outros fins, gerando problemas, inclusive, de saneamento básico.

É o caso do lixo reciclável descartado em tubulações de esgoto. Embalagem de produtos, assim como objetos como hastes flexíveis, grampos, rolo de papelão de papel higiênico, são exemplos de itens que podem ser reciclados, mas são encontrados facilmente no lixo comum.

O descarte do lixo reciclável residencial no local correto é fundamental para evitar mau cheiro, sujeira acumulada e problemas nas tubulações de esgoto, principalmente quando acontece este descarte por essa via. 

Entenda a importância da reciclagem e como ela evita entupimentos de esgoto. Confira nossas dicas para você fazer sua parte e reciclar seu lixo.

O que é reciclagem?

A reciclagem é o ato de converter objetos já usados e descartados, em materiais com potenciais de reuso. 

É o caso do papel, que pode ser transformado em papel reciclado e utilizado para outros fins como papel toalha, higiênico e papelões. Em média, 30% do lixo que produzimos em casa diariamente, pode ser reciclado. 

Os itens que podem ser reciclados parcial e em sua totalidade, são:

  1. Vidros;
  2. Papéis;
  3. Plásticos;
  4. Tecidos;
  5. Metais. 

Qual a importância da reciclagem?

Ao reciclar um material, muitos benefícios estão empregados que são importantíssimos para manutenção do meio ambiente e de uma vida mais sustentável:

A reciclagem conserva os principais recursos naturais como água e as árvores, usadas na produção de muitos produtos, que ao serem reciclados, evitarão que estes recursos venham a se exaurir;

  • Economia de energia elétrica;
  • Reduz as emissões de gases tóxicos como o carbono;
  • Desenvolve empregos e promove a geração de empregos;
  • Diminui a produção de lixo.

A produção de lixo é, sem dúvida, um dos pontos mais vantajosos ao se reciclar, pois, quanto menos detritos sólidos descartados nos encanamentos, menores chances de problemas hidráulicos. 

Como começar a reciclar em casa e evitar entupimentos de esgoto

O Brasil é um país que ainda precisa avançar muito na reciclagem do lixo não-orgânico, porém, muitas regiões já se beneficiam das vantagens dessa atitude. 

Em residências, é fundamental separar o lixo orgânico do lixo seco reciclável, e um dos motivos são os entupimentos de esgoto. Ao descartar papéis e plásticos, por exemplo, nas tubulações, eles podem obstruir a passagem da água. O correto é haver o descarte em lixo específico, garantindo uma canalização livre.

Caso sua região ainda não tenha esta consciência sustentável, veja algumas dicas para iniciar a separação do lixo em sua casa e como auxiliar na mudança de hábitos de sua cidade:

  • Tenha lixeiras coloridas com a indicação do tipo de lixo reciclável ou opte por uma lixeira grande para armazenar todos os lixos recicláveis;
  • Sempre limpe as embalagens para evitar escorrer na lixeira. Utilize sacos plásticos para facilitar o esvaziamento quando estiver cheio;
  • Prefira sempre embalagens biodegradáveis. Estas embalagens possuem menos componentes artificiais em sua composição e no meio ambiente, podem ser decompostos com facilidade;
  • Produtos químicos perigosos e medicamentos, devem ser dispostos em lixeiras separadas. O descarte deles devem ser feitos em locais autorizados e controlados;
  • Materiais cortantes como lâmpadas, sempre colocadas dentro de outras embalagens. Isso vale para seringas e cacos de vidro.

Desentupidora no Bairro

Com pequenas medidas e esforço mínimo de cada pessoa, é possível manter um meio ambiente limpo, saudável e garantir uma rotina de reciclagem consciente do lixo. 

Mas até se adaptar em reciclar tudo em sua casa, pode levar tempo e conhecimento para garantir uma casa limpa e sustentável, além de um esgoto livre de detritos inúteis que podem obstruí-lo.

Se você ainda tiver problemas com entupimentos de esgoto, chame a Desentupidora no Bairro, que oferecer serviço de alta qualidade em desobstrução, além de preço justo e garantia. 

Conheça nossos serviços de desentupimento de esgoto, caixa de gordura e fossa séptica, além de caça vazamentos. Chame agora!

Regiões Atendidas