Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

QUAL O MÉTODO PROFISSIONAL MAIS EFICIENTE PARA DESENTUPIR ESGOTO

Em uma residência, algo muito incomum de acontecer é o entupimento de esgoto, pois dentre todos os tipos de tubulações ele é o maior e também o mais simples sistema, além de levar dejetos de vários tipos e dificilmente apresentar problemas.


Mas com o tempo e dependendo do tipo de dejeto que é descartado, pode acontecer do esgoto em dado momento obstruir e começar a causar mau cheiro e voltar pelos ralos, vaso e enfim, se tornar um problema tão sério que necessite de ajuda profissional.


Mas quando o esgoto dá sinais de ineficiência, quais as opções caseiras e produtos que podem auxiliar? Quais as piores escolhas e qual o método profissional mais eficiente para desentupir esgoto e se livrar rapidamente desse problema nada agradável? Confira agora.

QUAIS AS CAUSAS MAIS COMUNS DE ENTUPIMENTO DE ESGOTO

Os encanamentos brasileiros são um pouco diferentes do resto do mundo, pois não aceita dejetos como papel higiênico que mesmo se desfazendo, pode se juntar com outros e criar grandes obstruções pelo caminho.


No geral, a gordura, papel higiênico e até algum produto como soda cáustica, podem ser os causadores de entupimentos no esgoto, e além da obstrução, ainda pode causar problemas como furos e gerar vazamentos sérios na rede de esgoto.


O ideal é que todo esgoto possua uma caixa de gordura e ela seja limpa periodicamente para evitar entupimentos por conta da gordura e jamais descartar óleo usado no encanamento de esgoto, mas separando em garrafas a parte e levando em locais específicos que saibam como descartá-lo de forma correta e sustentável.

Outra dica é jogar sempre papel higiênico e absorventes no lixo e jamais no vaso sanitário. Também fazer a limpeza de canos próximos aos ralos como sifão da pia por exemplo, retira cabelo e outros objetos que possam dificultar a descida da água.


Esses são apenas alguns exemplos do que é possível ser feito para evitar que o encanamento do esgoto tenha problemas com entupimentos e garantir uma rede mais limpa e sem transtornos por mais tempo.

DICAS CASEIRAS PARA DESENTUPIMENTO SIMPLES DE ESGOTO

Quando o entupimento do esgoto é algo simples, onde ainda se percebe que a água desce, mesmo com certa dificuldade e não volta, é possível que algumas atitudes caseiras sejam suficientes para limpar e desobstruir por completo toda sujeira nas tubulações.

desentupir esgoto 02


Nas pias de banheiros e ralos, é comum encontrar fios de cabelos que com o passar do tempo podem se entremear e dificultar a descida da água.

Nesse caso, use um pedaço de arame e faça uma pequena viradinha na ponta e coloque no ralo, puxando todos os fios.

Outra dica, é que se além de cabelo exista resto de sabonete e outras sujeiras, retire o sifão da pia e tire toda sujeira contida ali. O sifão tem um desenho sinuoso que por vezes pode concentrar sujeira por que a força da água não foi forte o suficiente para retirá-la. Limpe e recoloque-o no lugar.

Uma forma muito usada em pequenos entupimentos é a solução de vinagre com bicarbonato de sódio. A receita é a seguinte:

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 4 xícaras de água fervente;
  • 1 xícara de vinagre branco.

Modo de usar:

Coloque uma xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente no ralo que está com a obstrução. Logo depois coloque a outra uma xícara de bicarbonato de sódio e agora 1 xícara de vinagre branco.

Feche o ralo e aguarde para que o barulho de efervescência acabe e depois coloque o restante de 2 xícaras de água fervente.

Outra dica similar é usar apenas bicarbonato, água fervente e sal, pois o sal também possui uma ação corrosiva quando junto ao bicarbonato.

Para evitar entupimentos corriqueiros, é indicado o uso de água quente com detergente ao menos uma vez na semana.

Essas são receitas antigas e indicadas por qualquer encanador por serem eficientes e se o entupimento for algo simples que não esteja ocorrendo em outras áreas da casa.

Caso todos os ralos e vaso sanitário estejam apresentando problemas de entupimento, é hora de chamar um serviço especializado.

JAMAIS USE SODA CÁUSTICA

Quando é percebido que o entupimento é mais sério que um problema superficial, muitas pessoas optam pela Soda Cáustica, conhecida também como diabo verde. Esse produto é altamente corrosivo e perigoso, não sendo indicado para uso doméstico pelos males que podem causar para a vida das pessoas.


Mas mesmo com todos os perigos, não é um produto proibido e muitas pessoas usam para desobstruir o esgoto, já que quando não existe problema como gordura por exemplo, ele pode ser eficiente.


O problemas da Soda Cáustica é entrar em contato com a gordura, pois ao invés de desintegrá-la, ele pode transformá-la em uma pedra e deixar a situação da rede de esgoto ainda mais séria.


Por questões de segurança e de menos transtornos com a rede de esgoto, jamais faça uso de Soda Cáustica e chame uma empresa especializada com profissionais qualificados para resolver de uma vez, com segurança e eficiência, seus problemas com desentupimento de esgoto.

HIDROJATEAMENTO- A SOLUÇÃO PROFISSIONAL PARA DESENTUPIR ESGOTO

Depois de todas as dicas e indicações para desentupir esgoto, qual a melhor forma se o problema se tornou sério o bastante e não pode esperar por uma solução? A solução é o Hidrojateamento, um serviço especializado que usa uma mangueira firme e potente e com água em grande pressão para limpar e desobstruir canos.


O uso caseiro de mangueira para limpar canos pode ajudar num primeiro momento, mas se a situação está mais séria e fora de controle, a única solução é buscando ajuda especializada e a utilização do serviço de Hidrojateamento que é eficiente e rápido para limpar por completo a rede de esgoto de sua casa.


Quando o esgoto entope não pode esperar, então livre-se desse grande problema com serviço especializado e eficiente de Hidrojateamento de uma desentupidora perto de você!


Solicite a Ligação de Esgoto Através da Sabesp
Saiba os melhores métodos de desentupir o esgoto de sua residência, e o que não usar para resolver este tipo de problema.

Regiões Atendidas