Imagem Desentupimento
Autor: Redação
26/5/2022

Como evitar entupimentos em regiões de alagamentos

Entupimentos de esgoto são transtornos que podem acontecer em qualquer imóvel, mas em casas em regiões de enchentes e alagamentos, o problema pode ser ainda pior.

Segundo o IBGE, mais de 8 milhões de brasileiros sofrem com riscos de enchentes e alagamentos no país. Além do fator natural das chuvas, existem outros problemas que causam alagamentos como o acúmulo de lixo, ausência de infraestrutura nos bairros e a ocupação de regiões de mananciais.

Por conta disso, os alagamentos são constantes e quando ocorrem, podem causar inundações na rede de esgoto, causando entupimentos que demoram para se normalizar, contudo, alguns casos precisam de serviço especializado.

Confira como ocorrem os entupimentos e inundações em esgoto residenciais e quais as medidas para evitar problemas na rede de esgoto em locais de alagamentos.

Como ocorrem enchentes e alagamentos e por que apenas em alguns lugares

As enchentes e alagamentos são situações comuns da natureza, e ocorrem toda vez que rios e córregos ficam com seu volume de água acima do normal, não tendo como suportá-lo e extravasando, causando áreas de alagamentos que podem ser temporários ou por mais tempo.

Nas grandes cidades, as enchentes e alagamentos se tornam grandes problemas no período das chuvas, já que muitos locais onde elas acontecem são regiões povoadas.

Geralmente, as regiões que apresentam enchentes, são próximas ou em áreas de mananciais, ou seja, uma nascente de água pura que pode ser desde uma mina ou fonte, até um olho d'água de um riacho.

O correto é que regiões de mananciais não tenham moradias por ali ser uma nascente de águas saudáveis, além de serem áreas mais baixas onde alagamentos e enchentes são inevitáveis.

Por isso, é comum ocorrer alagamentos nessas áreas, e se uma casa já está instalada nesse local, é preciso tomar medidas para garantir que não haja enchentes ou entupimentos causados por ela.

Encanamento de esgoto e águas pluviais

Nas cidades, todas as casas ligadas a rede de esgoto pública, devem ter 2 encanamentos distintos: 1 para os dejetos fisiológicos e fica geralmente enterrado abaixo da casa e com tubulações que formam ramais que se interligam ao encanamento público e o encanamento 2 de águas pluviais, este, ligado aos ralos externos e destinado à chuva.

Esse tipo de divisão é fundamental para garantir que em casa de enchentes e alagamentos, o encanamento de esgoto não tenha acesso à casa novamente, voltando pelo vaso sanitário, por exemplo.

Além disso, o esgoto não possui condições de suporte para água da chuva e dos dejetos fisiológicos comuns. Muitas cidades podem multar moradores, caso não haja essa divisão correta de encanamentos.

Medidas para evitar entupimentos nas inundações de esgoto

Mesmo com encanamento para águas pluviais, em chuvas fortes e regiões propensas alagamentos, é possível que as tubulações inundem consideravelmente. Nesse caso, é preciso tomar algumas medidas para evitar ocorrências:

·        Nunca descarte lixo nas tubulações de esgoto. Detritos de embalagens, restos de alimentos e papéis higiênicos, além de absorventes e preservativos, sempre na lata do lixo;

·        Na cozinha, utilize uma lixeira para jogar restos de alimentos ou um ralinho japonês que possui uma peneira que segura toda a sujeira;

·        Outra medida, mais segura, é utilizar uma Caixa de gordura, que é um dispositivo muito eficiente para evitar que lixo da cozinha, entre em contato com o esgoto, principalmente o óleo usado, um dos maiores causadores de entupimentos;

·        Use ralos com tampa de fechamento. Aprenda desentupir ralos de forma caseira e evita que dessa forma, a água não retorne e nem o mau cheiro.

Serviço especializado de desentupimento

Ainda que todas as medidas sejam tomadas, é possível que você tenha problemas com alagamentos e inundações nas tubulações de esgoto. Nesse caso, pode haver entupimentos que são difíceis de resolver somente com medidas caseiras.

Desentupimentos e manutenção hidráulica necessitam de serviço profissional e contrate a Desentupidora no Bairro, para detectar entupimentos, desentupir e promover a limpeza do esgoto de sua casa.

Temos uma equipe preparada para atender São Paulo e região metropolitana com qualidade, rapidez e preço baixo. Garantia e pagamento facilitado, com mais de 2.000 clientes satisfeitos, ligue agora e peça seu orçamento.

Regiões Atendidas