Imagem Desentupimento
Autor: Redação
19/5/2022

Guia para desentupir ralos

Ralos entupidos podem ocorrer em qualquer parte da casa, seja na área externa, lavanderia, nos banheiros ou na cozinha e o problema revela a dificuldade de escoamento da água que pode ocorrer por inúmeras situações.

Óleo usado de cozinha, restos de alimentos, papéis higiênicos e até emaranhados de fios de cabelo, podem ser a causa de ralos entupidos. Quando isso acontece, os ralos não facilitam a passagem da água causando obstrução e infiltrações.

Confira neste artigo, um guia prático e rápido dedicas para você identificar e desentupir ralos. Falaremos, também, em como mantê-los limpos e quais medidas tomar quando o entupimento requer de serviço especializado. Confira.  

Como identificar ralos entupidos

A primeira coisa que ocorre quando os ralos entopem, é o escoamento da água que fica reduzido ou simplesmente obstruído.

Em pias de banheiros e da cozinha, por exemplo, pode haver o aumento da água na cuba e, alguns casos, pode haver o retorno da água com restos de alimentos e lixo pelo ralo.

Outro agravante muito comum, é o mau cheiro que exala da tubulação. Isso acontece, devido a detritos e dejetos parados nas tubulações.

Barulhos nos canos de esgoto é outro sinal que indica ralos entupidos. Mas quais são as causas mais comuns? Vejamos no próximo tópico.

Quais as causas de ralos entupidos?

A causa dos ralos entupidos pode ser qualquer coisa, desde fios de cabelo até graxa, muito utilizado para facilitar a união de canos, mas em excesso, pode causar entupimentos.

Outro causador de ralos entupidos são restos de sabonete e espuma de sabão, que ficam com textura de cola e podem se unir a outros produtos e objetos no encanamento, favorecendo a obstrução.

Ao procurar a causa do seu ralo entupido, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se há algum cabelo no cano. O cabelo pode ficar enrolado no ralo e criar um bloqueio que não vai embora apenas com água.

Além dos fios, qualquer vestígio de sabão no ralo, deve ser eliminado. Geralmente, o sabão em barra é o mais prejudicial, mas mesmo a espuma pode causar obstruções.

Este tipo de problema é comum em banheiros, mas na cozinha, os restos de alimentos e óleo usado são os vilões. As partículas de comida podem entupir com facilidade, principalmente se estiverem com restos de embalagens e de alimentos secos, como cascas, por exemplo.

Já o óleo de cozinha, tem um agravador ainda maior: além de se transformar numa espécie de cola e absorver todo tipo de detrito, quando solidificado, se torna em uma pedra, obstruindo o cano e contaminando a água.

Para limpar os canos, é preciso de tratamento especial, principalmente com obstruções tão sérias. Confira algumas dicas caseiras e o método mais eficaz para desentupimento de esgoto em sua casa.

Como limpar um ralo entupido

Se você quiser saber o que está causando o problema de ralo entupido, é importante fazer um pequeno trabalho de detetive e preparar-se para a limpeza dos canos.

Se houver fios de cabelo no ralo, remova-as usando luvas e um arame com a ponta levemente arqueada. Desta forma, será mais fácil retirar os excessos de cabelo e facilitar a passagem da água.

Retire com luvas e use água quente para dissolvê-lo. Se o ralo estiver entupido com espuma de sabão, tente limpar a área com vinagre, que além de desinfetar, ainda corrói a sujeira e intensifica a limpeza.

Como limpar um ralo entupido sem produtos químicos

Os produtos químicos vendidos no varejo, podem ser eficientes em pequenos entupimentos de ralos. Esses produtos possuem em sua composição, aditivos que corroem qualquer tipo de detrito desde restos de alimentos, até sabão e fios de cabelo.

Contudo, esses produtos não são indicados para limpeza de tubulações com entupimento por causa de óleo de cozinha, pois como foi dito no tópico das causas de ralos entupidos, o óleo usado se solidifica e em contato com produtos químicos, se torna ainda mais sólido, agravando mais a obstrução.  

Produtos químicos agressivos nem sempre são necessários para limpar um ralo entupido. Existem muitas maneiras naturais e não tóxicas de desentupir um ralo.

Uma das maneiras mais populares é despejar água fervente pelo ralo. Ferva a água em uma panela, despeje no ralo e espere 10 minutos antes de jogar nele. Isso vai soltar quaisquer detritos que se acumulem nos canos, tornando-os mais fáceis de limpar.

Outra dica é usar bicarbonato de sódio e vinagre. Misture os ingredientes e aplique-os em cima do entupimento e deixe descansar por 15 a 20minutos antes de passar água quente sobre ele novamente. Isso deve ajudar a quebrar qualquer cabelo ou espuma de sabão.

Utilize um desentupidor, um item com uma borracha em formato oval e que ao ser pressionada no ralo, cria uma sucção que facilita a movimentação de qualquer tipo de detrito nas tubulações.

Serviço especializado de desentupimento de ralos

Ralos entupidos precisam de atenção, pois aos primeiros indícios, podem acabar causando uma obstrução cada vez maior, comprometendo todo o esgoto, e não apenas pias e ralos externos.

Os reparos nos ralos e esgoto precisam de serviço profissional e contrate a Desentupidora no Bairro, empresa especializada para identificar, desentupir e garantir a limpeza total dos ralos e esgoto de sua casa.

Nossa equipe oferece o melhor atendimento do mercado e com uso de aparelhos de detecção de vazamentos e entupimentos, com tecnologia, rapidez e eficiência. Oferecemos serviço 24 horas em toda cidade de São Paulo e região metropolitana. Garantia e pagamento facilitado, com mais de2.000 clientes satisfeitos, ligue agora e peça seu orçamento.

 

 

 

 

Regiões Atendidas