Imagem Desentupimento
Autor: Redação
16/2/2022

11 FORMAS DE LOCALIZAR VAZAMENTO DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS E APARTAMENTOS

Buscando Solução de como localizar vazamento água Preparamos um super tutorial com 11 dicas de como resolver este problema.

A começar pela questão do desperdício que um vazamento de água causa, ao meio ambiente e ao consumidor, que paga muito mais caro a conta de água, que sequer consumiu.

Além disso, a dificuldade de efetivamente localizar o vazamento de água, torna-se mais um agente complicador nesta questão.

“Um pequeno buraco de 2 milímetros no encanamento, desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia”.
Já pensou no tamanho deste prejuízo com o passar dos dias? Da semana? Do mês? É inegável que saber como descobrir vazamento água é definitivamente importante.
E para isso, é preciso verificar as instalações do imóvel e fazer testes de vazamento, para assim, poupar água e dinheiro.

Localizar vazamento de água em residências é algo muito mais necessários do que possamos imaginar, por esta motivo preparamos esta post com 11 formas de localizar vazamento de água em residências e apartamentos.

Ele costuma agir em silêncio, de forma traiçoeira, e quando você menos espera, já atacou boa parte da estrutura hidráulica de residências e apartamentos.

O vazamento de canos e tubulações é um problema de dimensões muito maiores e mais graves, do que costumamos supor.

Só para ficarmos nos principais prejuízos que om cano rachado ou furado pode ocasionar, pense primeiramente na água que vai embora.

Em tempos onde cada vez mais falamos sobre preservar nossos recursos naturais, em especial a água, desperdiçá-la é no mínimo, algo fora de propósito, não é verdade?

Só para você que me lê aí do outro lado, ter uma breve ideia do desperdício, você sabia que um mínimo buraco de 2 milímetros no encanamento da sua casa, desperdiça 3,2 mil litros de água em apenas 24 horas, ou seja, só no decorrer de um dia?

Conta Aguá Alta Vazamento

E a conta de água com valores altos, então? Quando se fala em crise econômica e da necessidade de otimizar as finanças, pagar caro por algo que, na verdade, nem estamos usando, pois, o vazamento está jogando água fora, é como se pegássemos parte de nosso ordenado e atássemos fogo, rasgássemos ou jogássemos no lixo.

Agora pense na sua casa, empresa ou escritório, por exemplo. Você capricha na pintura e na decoração, promove no ambiente aquela reforma que a tanto tempo sonhava, e após um tempo, manchas escuras passam a figurar nas paredes e tetos.

Água começa a “brotar” nos cômodos do imóvel, e todo seu investimento de tempo e dinheiro, simplesmente é estragado, danificado. Triste, né?

Mas, há algo ainda mais grave que tudo o que foi citado até aqui, no que se refere ao vazamento de água em residências e apartamentos.

A infiltração pode atacar a estrutura e pilares de um imóvel, e com isso, causar até mesmo desmoronamento e desastres nesse sentido, levando embora não apenas o imóvel e causando danos materiais, mas também de integridade física, levando embora, vidas.

O risco existe, não há como negar. Seja pelo desgaste dos canos com o passar do tempo, instalação do encanamento mal projetada, falta de manutenção, hábitos nocivos dos moradores, gerando entupimentos e lesando os canos, muitos podem ser os motivos que levam aos vazamentos.

O pior de tudo, é que boa parte desses vazamentos não podem ser vistos a olho nu, ou seja, são vazamentos não visíveis. Identificar a origem desses vazamentos é, portanto, crucial para evitar aborrecimentos e acidentes.

Mas, como encontrar os vazamentos quando não conseguimos vê-los?  Será que é preciso fazer buracos, quebrar paredes, estragar o piso e o imóvel, para realizar os reparos?

Foi pensando nisso que criamos um guia com 1

1 FORMAS DE LOCALIZAR VAZAMENTO DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS E APARTAMENTOS.

Acompanhe a seguir nossas dicas e veja como encontrar o silencioso vilão chamado vazamento de água não visível.

1° FAÇA O TESTE DO RELÓGIO DA ÁGUA

Uma maneira que pode te ajudar a saber se há vazamento no imóvel, é por meio do hidrômetro, ou relógio da água. Feche torneiras, registros e desligue aparelhos que usam água do encanamento. Anote o número que consta na marcação do relógio e aguarde 60 minutos.
Volte a olhar e caso o número tenha se alterado, certamente há vazamento em sua residência ou apartamento.

2° FAÇA O TESTE COM OS CANOS ALIMENTADOS PELA REDE

Encanamento

Identifique o registro da parede e feche-o. Feito isso, abra alguma torneira que seja ligada diretamente a rede e espere até esvaziar toda a água que está no cano.
Assim que parar de sair água, insira um copo cheio de água na entrada boca da torneira. Caso ela sugue a água do copo, isso significa que há vazamento exatamente no cano alimentado pela rede.

3° FAÇA O TESTE DA CAIXA D’ÁGUA

caixa d água

E quando o encanamento é alimentado pela caixa d’água, e não pela rede? Há um teste específico para isso.
Feche torneiras, desligue aparelhos que usam a água da caixa e não use por alguns momentos, o vaso sanitário. Localize a torneira de boia da caixa e feche-a, para impedir que entre água.
Feito isso, marque na caixa o nível da água. Se depois de uma hora ele tiver diminuído, é sinal que há vazamento.

4° FAÇA O TESTE DO VASO SANITÁRIO

Ao passar o café, ao invés de jogar a borra fora, jogue-a borra no vaso sanitário. Se a borra ficar no fundo do vaso, não há vazamento.
Porém, se ao contrário, ela subir até a superfície, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Em casos onde   a saída da descarga é direcionada à parede, execute esse teste esgotando-se a água. Se a bacia se encher de água, constate-se então que há vazamento, que pode ser tanto na válvula quanto na caixa de descarga.

5° PIAS, TORNEIRAS E CHUVEIROS

Pias torneiras e chuveiros

Algumas vezes, o vazamento pode ser localizado não apenas no encanamento, mas também em chuveiros, pias e torneiras, por exemplo.
Geralmente, são vazamentos visíveis, dependendo do grau de vazamento. Mas, há casos onde há vazamentos e eles são imperceptíveis nesses utensílios.
Dentre as maneiras de se verificar, podemos por exemplo:

  • Colocar um pedaço de papel, lenço, jornal, embaixo da torneira;
  • Inserir um pote de plástico seco ou um copo, para verificar se há acúmulo de água da goteira;
  • Posicionar embaixo desses locais, uma tampa ou vasilha de metal, para que se ouça o ruído após a goteira.

6° RALOS E ENCANAMENTOS EM GERAL

ralos

Muitas vezes, quando há vazamento e infiltração, podemos observar alguns sintomas indicativos, como:

  • Piso soltando e com umidade;
  • Reboco soltando;
  • Região onde há junções próximas aos registros e canos, com umidade e mofo;
  • Manchas escuras nas paredes e tetos, etc.

No vídeo a seguir, podemos identificar alguns tipos de vazamentos de água na casa:

7° RESERVATÓRIOS DE EDIFÍCIOS/CISTERNAS

reservatórios

De acordo com nossa equipe técnica, a melhor forma de identificar o vazamento em reservatórios de edifícios e cisternas é:

  • Fechando o registro de saída do reservatório local, e também fechando a

torneira da boia;

  • Depois, marcar no reservatório, exatamente onde está o nível de água, e aguardar para conferir onde o mesmo se encontra após uma hora;
  • Se o nível de água baixar, significa que temos vazamentos, que podem ter origem tanto na canalização quanto nos sanitários.

8° ENTRE EM CONTATO COM A SABESP

Já que mencionamos a Sabesp, saiba que ela também pode te ajudar a identificar vazamentos. Se sua conta está muito alta, entre em contato com eles e relate que desconfia de algum problema na rede.
Se o vazamento for na região externa do imóvel, a Sabesp de responsabiliza pelo reparo.

9° Testes de vazamentos recomendados pela SABESP

Para ter ideia se há vazamentos e como localizar vazamento água no sistema hidráulico de seu imóvel, alguns testes são sugeridos pela SABESP.

Em casas e edifícios, o relógio de água, também chamado de hidrômetro, deve ser conferido.

Neste procedimento, é necessário abrir todos os registros de parede. Posteriormente, todas as torneiras e aparelhos que funcionam com uso de água devem ser fechadas e consecutivamente, fechados.
Feito isto, recomenda-se marcar o número que consta no hidrômetro, ou marcar o local onde o ponteiro maior do relógio aponta.

Após 60 minutos, caso haja mudança no número marcado ou movimentação do ponteiro, o imóvel certamente possui canos com vazamento.

Em tubulações embutidas na parede, o método indicado é popular “teste da batida”. No entanto, ele só surtirá efeito caso o morador ou proprietário do local souber por onde passa a tubulação do local.

Se na extensão de onde se localiza o encanamento houver um barulho diferente quando se bater no local, bem como a presença de umidade, mofo, pintura e azulejo se desprendendo, por exemplo, é muito provável que exista vazamento no local.

Mais sugestões de testes recomendados pela SABESP você encontra clicando aqui.
Descobrir se há vazamentos de água pode não ser assim, tão difícil, mas você sabe como localizar vazamento água exato?

Qual cano está com buraco, rachado ou quebrado?
Será necessário destruir as paredes ou chão/piso de seu imóvel, e arcar com todo este prejuízo, para identificar a origem deste vazamento?

10 Como Localizar Vazamento Água: Aparelho de localização de vazamento


Graças ao nosso constante aprimoramento, visando as melhores técnicas que possam satisfazer nossos clientes e investimento em tecnologia.

Hoje não é preciso quebrar sua casa e destruir seu patrimônio, gerando mais prejuízos além daqueles oriundos do vazamento que infelizmente, está presente no local.

Com a frequente capacitação de nossos colaboradores, agregando à experiência dos serviços prestados ao longo dos anos, temos orgulho de dizer que estamos equipados com o que há de mais atual no setor em termos de tecnologia.

Com o aparelho detector de vazamentos, de forma extremamente ágil e eficaz, podemos identificar em questão de minutos, a origem do vazamento.

Assim, executarmos a resolução do problema de forma clara, precisa, eficaz, sem quebrar sua casa e deixando o ambiente intacto.

Trata-se de um produto moderno, de última geração, capaz de resolver rapidamente esta questão, localizando todos os tipos de vazamentos não visíveis.

Ele possui um sensor incrivelmente eficaz, capaz de fazer a captação de ruídos dos canos e vazamentos, identificando assim rapidamente onde reside o problema.

11° CONTRATE NOSSO SERVIÇO DE CAÇA VAZAMENTO

Com o uso de equipamentos e aparelhos modernos e de alta tecnologia, nosso serviço de caça vazamento identifica rapidamente onde está vazando. Sem quebrar seu patrimônio e sem prejuízos.

Caça vazamento com o melhor preço e garantia do melhor serviço e reparo é com agente!
Temos assim, o melhor serviço caça vazamento do mercado, por um valor justo e com excelente relação de custo e benefício.

Precisa de um caça vazamentos eficaz? Então entre em contato, pois temos de fato, a melhor solução.

Nossos Parceiros
Sabesp Saae

Regiões Atendidas