Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Saiba como evitar entupimentos no período das chuvas

Todos os anos o período de chuvas vem e com eles tempestades, ventos e muita água, que trás benefícios como o aumento de rios e represas e uma melhor qualidade do ar.

O problema porém se encontra especialmente nas grandes cidades, onde é comum acontecer alagamentos e enchentes graves, que colocam em risco moradias e pessoas em todo mundo.

Todo os anos, dados mostram que enchentes e alagamentos causam 9 bilhões de reais em prejuízos em todo país, sendo que em São Paulo, o centro financeiro do Brasil, o prejuízo chega a mais de 330 milhões de reais.

A falta de planejamento urbano, de vistoria e leis mais severas quanto ao crescimento da população em áreas de mananciais, além de moradias irregulares e a falta de conscientização das pessoas quanto ao lixo orgânico e reciclável, faz com que enchentes e alagamentos em períodos de chuvas sejam mais constantes e preocupantes  a cada ano.

Como evitar entupimentos no período das chuvas


Para resolver a situação, algumas medidas de cuidado para evitar entupimentos no período de chuvas é possível começando pela população e também tendo auxílio de empresas de desentupimento.

Confira como evitar entupimentos em épocas de chuvas e garantir menos contratempos em sua casa.

Como acontecem Enchentes e alagamentos

No passado, grande parte das estradas e ruas eram de terra e apesar de serem mais perigosas por aparecerem buracos e ficarem escorregadias quando molhada, havia a vantagem dela absorver a água e ser um sistema de drenagem natural e perfeito.

Com a criação do asfalto e sua popularização, todas as partes do mundo começaram a usar esse tipo de material, porém o asfalto cria um tipo de película que veda completamente a passagem da água e sem ter pra onde ir e ser drenada, a água em excesso que antes era absorvida pela água acaba muitas vezes represando.

Em pequenas cidades a situação acontece mais em regiões baixas, mas por ter mais pontos sem asfaltamento, ainda tem menos pontos de alagamentos, porém nas grandes cidades acontece o contrário, com cada vez mais ruas asfaltadas, menos drenagem acontece nos locais mais baixos e alagamentos e enchentes são mais corriqueiros.

Como acontecem Enchentes e alagamentos


Outro ponto muito comum é que nas épocas de chuvas os entupimentos se tornam mais comuns.

Em cidades do interior do estado de São Paulo como Araraquara por exemplo, existe um aumento de até 30% nas chamadas de desentupidoras e prefeitura, por conta de entupimentos de esgoto.

Isso acontece por que nas chuvas fortes, mesmo que haja a ligação correta para ma malha pluvial, em grandes quantidades de chuvas, é comum que a água tome espaço também do esgoto, e pode acabar levando lixo e comprometendo as tubulações.

Outro ponto que favorece muito os entupimentos é o lixo orgânico e reciclável doméstico, que quando não é corretamente descartado acaba se tornando um problema na hora de entupimentos em período de chuvas fortes.

Enchentes e alagamentos trazem enormes prejuízos na vida de uma cidade. Só na região metropolitana de São Paulo no ano de 2019, foi contabilizado um prejuízo de mais de 45 milhões de reais só em supermercados e farmácias, geralmente os comércios que mais são afetados quando o assunto é enchente.

Ideias e novas tecnologias contra enchentes

Paras combater as enchentes e alagamentos, ideias e tecnologias tem sido pensadas e criadas, de maneira a fazer com que o poder público tenha mais opções na hora de resolver esse problema.

Piscinões- Os piscinões são paliativos que auxiliam na hora de armazenar água de enchentes. Feitos em locais onde acontecem alagamentos com regularidade, os piscinões possuem uma área relativamente extensa, para receber a água que vem de ruas. Os piscinões possuem encanamento especial para drenagem da água;

Ideias e novas tecnologias contra enchentes


Rios vegetais- Uma forma de combater enchentes é plantar vegetação no entorno de rios, favorecendo assim a drenagem da água pela terra desses locais;

Tubos de gravidade- A ideia de engenharia, se concentra na construção e manutenção de rodovias com a construção de tubulações de aço que escoem a água represada nesses locais através da gravidade;

Bueiros inteligentes- Melhor do que deixar que o lixo entre nos bueiros e barrem a passagem da água, é usar um dispositivo como um filtro que segura o lixo enquanto a água passa, sendo limpo depois.

Asfalto Permeável- Ainda não é uma realidade no Brasil, mas algumas regiões já começam a testar a ideia no país.

No Espírito Santo, a região da Barra do Jucu receberá pavimentação de Asfalto Permeável e em São Paulo os testes com esse sistema vem sendo feitos alguns anos.

O Asfalto permeável já é uma realidade em alguns países como nos Estados Unidos, onde a cidade litorânea de Provincetown recebeu mais de 2.400 metros de asfalto permeável na principal avenida da cidade e as praias do entorno que sempre ficavam fechadas por não serem boas pra banho, começaram a ter sua água purificada e a partir de 2012 começou a ser liberada para os banhistas nas altas temporadas.

Esse pequeno exemplo é uma prova de que é possível diminuir e combater as enchentes com ideias simples e efetivas e até mesmo a tecnologia como maior aliada.

Como evitar entupimentos em casa no período das chuvas

Apesar do poder público agir para o combate das enchentes, é preciso também que a população faça sua parte. A principal forma de ajudar a cidade que moramos é não descartando o lixo de forma errada.

Hoje o lixo que fica acumulado em bueiros e mesmo dentro do esgoto residencial é um dos maiores causadores de enchentes. Na rua, colocar o lixo em qualquer local como terreno baldios, além de favorecer a proliferação de insetos, ainda se for uma região de alagamentos, pode causar enchentes ainda maiores.

Como evitar entupimentos em casa no período das chuvas


É fundamental que a população não descarte lixo em qualquer lugar, mas sim em postos de coleta regulamentados pela prefeitura da cidade.

Outra importante ação de casa pessoa é quanto o descarte do lixo orgânico e reciclável que produz.

O lixo orgânico deve sempre ser descartado em lixo e jamais no ralo da cozinha e banheiros, pois com o tempo, esse lixo se acumula, barra a passagem da água e acaba causando entupimentos mesmo sem chuva, o que agrava ainda mais a situação.

Óleo de cozinha usado também deve ser descartado ou em caixa de gordura, devidamente ligada ao ralo da pia da cozinha, ou entregue em postos de coleta que utilizam para reciclá-lo e na produção até de diesel.

Lixo reciclável deve sempre ser separado e entregue em postos de coleta ou em algumas cidades como Santo André no ABC paulista, ter a coleta seletiva de lixo reciclável em um dia específico na semana, evitando o descarte indiscriminado desses produtos.

Regiões Atendidas