Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Os 4 produtos químicos mais usados para desentupimento e seus perigos

Na hora que acontece um entupimento de esgoto em sua casa, o que você faz? Algumas pessoas usam desentupidores de borracha, outros tentam um arame para tirar a sujeira e alguns usam receitas caseiras.

Os 4 produtos químicos mais usados para desentupimento e seus perigos


Todas essas ações são boas e resolvem entupimentos simples e superficiais, mas quanto mais grave o problema, maior a necessidade de um produto ou serviço especializado, que acabe de vez com a obstrução.

É aí que surgem os produtos químicos que em algumas situações até ajudam, mas geralmente não são muito eficazes, além de trazer vários riscos a saúde e as tubulações.

Saiba quais os 4 produtos químicos mais conhecidos e utilizados para desentupimento, seus riscos e qual a melhor opção para acabar com esse problema.

Por que acontecem entupimentos

Geralmente entupimentos residenciais não acontecem da noite para o dia, mas já vem acontecendo a um certo tempo e só é percebido quando o escoamento da água é comprometido.

Por que acontecem entupimentos


Maus hábitos como jogar lixo nas tubulações é um dos motivos para haver entupimentos. Outro motivo é que em localidades que passem por enchentes e alagamentos, o esgoto fique cheio de água e sujeira, comprometendo o escoamento normal.

O lixo como restos de alimentos e itens descartáveis como absorventes e papéis higiênicos, podem ser o problema, mas com certeza, a gordura do óleo de cozinha é sem dúvida um dos maiores causadores de entupimentos.

O óleo de cozinha usado forma uma película gordurosa e endurecida, que com o tempo acaba por obstruir as tubulações. Por esse motivo a indicação atual é para o uso de caixa de gordura ou descarte do óleo em locais que reciclem esse produto.

A melhor solução para evitar entupimentos, ainda é a conscientização. Por isso nunca descarte lixo e óleo nas tubulações e no caso de região de alagamentos, tenha esgoto de águas pluviais a parte do esgoto comum, para evitar sobrecarregá-lo.

Com pequenas medidas e hábitos de limpeza e higiene, é possível manter o esgoto sem entupimentos constantes e evitar produtos químicos, é a melhor opção para não ter um problema ainda maior com entupimentos.

Os 4 produtos químicos para desentupimento

Para evitar pagar pelo serviço especializado de uma desentupidora, muitas pessoas fazem uso de produtos químicos na hora de desobstruir tubulações.

Nos casos em que o entupimento ainda é parcial, com algum escoamento de água, ainda que limitado, é possível que esses produtos sejam realmente eficientes. São eles:

4 produtos químicos para desentupimento


  • Hidróxido de Sódio (Diabo Verde)


Conhecido popularmente como Diabo Verde, o Hidróxido de Sódio é um produto altamente corrosivo que é muito usado para desentupimentos. Por sua ação rápida, o Hidróxido de sódio corrói a sujeira de obstruções, abrindo caminho para água.

  • Produtos Biológicos para desentupimento de fossa


Os limpadores biológicos são produtos químicos não corrosivos que são usados para fazer a limpeza e desentupimento de fossas. É a base de bactérias decompositoras que auxiliam as já existentes na fossa, para a degradação mais rápida dos sedimentos decompostos.

  • Enzimas Biológicas


Assim como os limpadores biológicos, as enzimas biológicas servem como desentupidor e limpador de tubulações e elas podem ser produzidas em laboratório para o fim que for necessário. É indicado para uso residencial, enquanto os produtos biológicos tem indicação para fossa exclusivamente.

  • Adesivos de desentupimento


Este é um produto adesivo usado para fazer o escoamento da água e o desentupimento por pressão. Os adesivos possuem boa resistência e quando aplicados, podem mover o lixo que esteja entupimento, fazendo o desentupimento local.

O problema é que geralmente com o tempo, eles acabam oferecendo mais dores de cabeça, já que a composição do produto pode ser arriscada a saúde e a vida, além de destruir o encanamento.

Os perigos dos desentupidores químicos

Os perigos dos desentupidores químicos


  • Hidróxido de Sódio


Por conta de seu poder corrosivo, o Hidróxido de Sódio é amplamente utilizado, porém é um produto que requer cuidados, já que pode causar acidentes sérios e até a morte.

O Hidróxido de Sódio pode causar ainda mais entupimentos, principalmente quando entra em contato com óleo de cozinha. Juntos, ambos criam uma espécie de massa que auxilia no entupimento.

Outro ponto é que o Hidróxido de Sódio não pode ser usado sem proteção, ou seja, a recomendação do fabricante é usar luvas, óculos de proteção e jamais usar qualquer outro produto químico junto para não causar uma reação perigosa.

Na pele, o hidróxido de sódio pode causar queimaduras de segundo e terceiro grau. Nos olhos, pode cegar e se inalado, já que possui odor forte, causa náuseas e tontura.

Se ingerido, além de problemas gastrointestinais permanentes, ainda pode causar a morte. Por isso é importante que o produto seja mantido longe de crianças e animais domésticos.

  • Produtos Biológicos


Os produtos biológicos usados em fossas também possuem certa eficiência, principalmente em fossas com pouco sedimento, porém em fossas cheias acaba não sendo indicado seu uso.

  • Enzimas biológicas


Usadas em residências no esgoto da rede pública, as enzimas biológicas podem ser eficazes quando não há entupimentos, pois elas ajudam a manter a limpeza das tubulações, especialmente dos banheiros. Para desentupimentos, praticamente não resolvem o problema.

  • Adesivo de desentupimento


A ideia é interessante e pode ajudar em pequenos entupimentos, porém quando o problema é muito sério, esses adesivos podem até romper, causando um problema ainda maior.

Entupimentos? Desentupidora no bairro!

A dica é nunca utilizar qualquer tipo de produto químico para fazer o desentupimento de esgoto ou fossa, dado os perigos que esses produtos oferecem para saúde, além de serem indicados para entupimentos simples.

No caso de entupimentos mais severos, onde a água não escoa, existe cheiro ruim pela casa e até água suja e sedimentos voltando pelos ralos, é hora de parar de usar paliativos e chamar uma desentupidora no bairro o mais rápido possível, que garantirá a desobstrução e limpeza das tubulações, além da saúde e segurança de sua família.

A desentupidora no bairro possui experiência, pessoal capacitados e equipamentos com tecnologia, para oferecer um serviço rápido e de qualidade para seus clientes. Acesse agora a Desentupidora no Bairro e tenha serviço eficiente com o melhor custo benefício pra você!

Regiões Atendidas