Imagem Desentupimento
Autor: Redação
16/9/2022

Conduítes entupidos

 Conduítes entupidos são problemas que podem ocorrer em qualquer imóvel e podem ser grandes transtorno em obras.

Os Conduítes são tubos por onde passam fios elétricos ou cabos de telefone, feitos de metal, ou plástico, principalmente o PVC.

Estes tubos isolam a área e garantem que os fios não tenham contato com o concreto, ajudando, inclusive, a evitar problemas como defeitos elétricos, faíscas e incêndios.

Com o tempo, os conduítes necessitam de manutenção e quando entopem, podem trazer muita dor de cabeça aos moradores.

Confira neste post como se livrar de conduítes obstruídos e as dicas para desentupimento de conduítes com auxílio profissional.

 

Conduítes entupidos: O que são e quais as vantagens

Conhecidos também por eletrodutos, os conduítes são tubos que isolam fios elétricos e organizam conjuntos de fios, de modo que ligam tomadas e interruptores.

Esse isolamento não é eficiente apenas para organizá-los nas paredes, tetos e piso, mas principalmente para garantir isolamento elétrico.

Ainda mais evita que acha choques e descargas elétricas, o que pode causar acidentes e mortes com incêndios, por exemplo.

Os mais utilizados e comuns, principalmente em residências, são os de plástico PVC. Estes conduítes oferecem muitos benefícios, tais como:

·         Isolamento elétrico;
·         Durabilidade;
·         Flexibilidade;
·         Leve e fácil de manusear;
·         Barato.

Por ter um corpo corrugado, o conduíte de PVC é mais fácil para passagem de fios, mas pode quebrar fácil, facilitando entupimentos.

 

como os conduítes entopem

Sobretudo, os conduítes entupidos podem ocorrer com bastante frequência, principalmente se estiverem antigos, houver furos e quebras ao longo do corpo e caso não haja cuidados na hora da instalação.

Em obras novas ou reformas, resto de massa e concreto, podem acabar entrando no conduíte, principalmente dos tubos que possuam algum tipo de buraco.

Caso o operário não tenha cuidado, é possível que a massa entre em contato com os fios e após sólida, pressione os fios que com o tempo, podem quebrar.

Quando isso ocorre, interruptores e tomadas começam a falhar até parar de funcionar. A princípio o morador pode achar que o problema seja uma lâmpada queimada ou aparelho defeituoso, até descobrir ser um conduíte entupido.

Como não dá sinal entupimento como entupimento de esgoto e vazamentos de água, os conduítes entupidos podem gerar muito estresse até serem descobertos.

 

Como consertar conduíte entupido

Deve ser solicitado o auxílio de um profissional como uma desentupidora especializada. Desentupidoras possuem pessoal capacitado e equipamentos introduzidos dentro do conduíte entupido até ser encontrado o problema.

Alguns conduítes podem não ter entupimentos, mas por conta de sua flexibilidade, estar torcido e quebrado, dificultando a passagem dos equipamentos para desentupimento.

Nesse caso específico e dependendo da localização do conduíte, será necessária a troca. Geralmente, não é preciso trocar, apenas desentupir.

 

Como evitar conduítes entupidos

É melhor prevenir do que remediar. Confira algumas dicas para evitar conduítes entupidos:

1.      Primeiramente, escolha um conduíte de boa qualidade e marcas reconhecidas no mercado. Geralmente, este material tem um preço baixo, por isso, vale a pena investir em conduítes de qualidade;

2.      Em segundo lugar, instale o conduíte em áreas de passagens dos blocos e evitando torcê-los nas extremidades e curvas das paredes;

3.      Compre conduítes no tamanho ideal para o tipo de fio que vai utilizar;

4.      Antes de jogar chapisco e reboco, observe se o conduíte não possui rasgos, buracos e furos por onde a massa possa entrar e entupir com cimento;

5.      Nunca tente desentupir conduítes por conta própria. Não jogue água ou coloque passador de fios. Evite acidentes e solicite auxílio profissional.

 

Desentupidora no Bairro

Conduítes entupidos podem acabar com a qualidade dos serviços elétricos em sua casa.

Por isso, é fundamental solicitar ajuda e a Desentupidora no Bairro pode te ajudar. Somos uma empresa com mais de 15 anos de mercado e serviços de desentupimento de esgoto, vaso sanitário, ralos e pias, inclusive conduítes.

Qualidade, segurança e o melhor preço. Atendimento 24 horas e profissionais capacitados. Consulte nossos serviços e seja 1 dos nossos mais de 3 mil clientes satisfeitos em São Paulo e região.

Regiões Atendidas