Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Como é Feito o Desentupimento de Cano com Cimento

Entupimento de esgoto é um dos maiores problemas das grandes cidades, quando o assunto é saneamento.

Atualmente, mais de 50% dos brasileiros não possuem tratamento de esgoto e os que possuem, muitas vezes erram na hora de utilizar o serviço.

Como é Feito o Desentupimento de Cano com Cimento


É o caso dos entupimentos, quando são motivados por descuido dos moradores, como por exemplo, descarte de lixo nas tubulações e restos de materiais de construção, como é o caso do cimento.

Usado na construção civil, o cimento é perfeito para concretagem e construções, mas se descartado de forma equivocada, pode trazer muitos problemas ambientais e para o bolso.

Confira agora tudo sobre desentupimento de cano de esgoto com cimento e como é feito o serviço e limpeza das tubulações.

Entupimento de esgoto

Não importa a época do ano, entupimentos de esgoto podem acontecer a qualquer momento, porém é visível que no período das chuvas o problema se intensifica.

A Sabesp, contabilizou um aumento de 30% em entupimentos residenciais em cidades do interior paulista e na capital, em 2019 o prejuízo é superior a 330 milhões de reais.


Entupimento de esgoto


Ao todo por ano, a média segundo a Sabesp é de 60 mil desentupimentos em todo estado, porém mais da metade se concentra só na capital e região metropolitana.

As chuvas são sem dúvida uma das maiores causadores de entupimentos, já que alagamentos e enchentes são comuns na primavera e verão, porém em outros períodos do ano, entupimentos tem outras causas.

Uma delas é o óleo de cozinha usado. Este composto usado em frituras e cozimentos, depois de utilizado, muitas vezes é descartado erroneamente pela pia da cozinha e em contato com a água do esgoto, pode contaminar e trazer desiquilíbrio ambiental.

Além disso, o óleo de cozinha usado, acaba criando placas de gordura que solidificam e ficam impregnadas nos canos, e com o tempo, podem diminuir ou obstruir toda passagem da água. Em muitos casos, essa gordura cria bolas petrificadas que só podem ser retiradas com equipamentos profissionais de desentupidora.

Outros detritos como papel higiênico e absorventes, também podem ajudar a causar obstrução no cano de esgoto, porém em geral são entupimentos mais fáceis de resolver.

Em alguns casos, é possível fazer o desentupimento sem auxílio profissional, principalmente quando a obstrução pode ser movida e encontra-se em um local de fácil acesso.

É o caso do uso de desentupidores caseiros, arames para puxar os detritos ou mesmo água quente com bicarbonato.

Não é indicado porém, o uso de produtos químicos como o hidróxido de sódio, a Soda Cáustica e também conhecida popularmente como diabo verde. Além de ser um produto corrosivo de alto impacto, ainda oferece perigo a saúde.

Em qualquer tipo de entupimento, a melhor solução é solicitar o auxílio de uma empresa desentupidora que avaliará a situação das tubulações e dará a melhor solução.  

A gravidade de entupimento de esgoto com cimento

Dentre todos os tipos de entupimentos de esgoto, o por cimento é sem dúvida o mais complexo e com a necessidade de um serviço profissional e especializado.


A gravidade de entupimento de esgoto com cimento


O Cimento é um produto químico conhecido como aglomerante hidráulico, ou seja, em contato com a água, ocorre uma reação química que faz com que o produto fique facilmente maleável no uso rápido, e depois de seco, forma uma concretagem de alta performance, dando as estruturas maior resistência.

O cimento torna-se uma argamassa quando adicionado outros compostos como cal e areia e água. Esse produto é usado amplamente em construções de moradias, empreendimentos empresariais e reformas.

Atualmente existe cimento para preparo e cimento pronto, ambos com a mesma finalidade e qualidade.

Em geral, o cimento é utilizado completamente seja em construções ou reformas, porém se o local que está sendo feito o serviço houver tubulações de esgoto, no caso de uma limpeza posterior, o cimento pode entrar em contato com essas tubulações e dependendo da quantidade, pode ser que fique parado em uma área do encanamento e secar, gerando uma obstrução.

Entupimento por cimento não é algo comum, mas quando acontece é, além de complexa, de alta gravidade.  

Além do composto químico do cimento contaminar a água, quando endurecido, pode ser necessário fazer a troca do encanamento no ponto atingido ou em toda sua extensão, dependendo do tamanho do problema.

O recomendado para evitar entupimentos desse tipo, é que ralos e grelhas de acesso ao esgoto sejam tampados quando estiver sendo feito algum serviço com cimento nas proximidades.

A limpeza deve ser feita sempre com vassoura, retirando o excesso de cimento e pó e colocado em saco de lixo específico para materiais de construção, com descarte em locais próprios para esse tipo de lixo.

Caso o cimento esteja em um local de fácil acesso como na boca do cano por exemplo, pode ser mais fácil a sua retirada, porém existe ao perigo da quebra do cano.

O ideal é chamar ajuda especializada, que com o uso dos equipamentos certos, fará a correta retirada do concreto do encanamento.  

Como é feito desentupimento de esgoto com cimento

Ao perceber uma obstrução por cimento no cano do esgoto, a saída é chamar uma desentupidora.

Os profissionais irão fazer a análise do local para determinar a gravidade do problema e quais as formas de solução.

Por exemplo, uma das abordagens é através da Vídeo Inspeção, uma técnica muito usada para determinar o tipo de entupimento, os materiais envolvidos e sua extensão, para determinar quais os equipamentos serão mais eficazes para sua remoção.

A Vídeo Inspeção é ideal para evitar quebrar o piso sem necessidade, em lugares que não existem obstrução.

Outro aparelho usado também para identificar entupimentos é o Hidrofone, usado em locais com água represada como num esgoto entupido ou piscina.

Depois da identificação do entupimento, é hora de fazer uso do equipamento mais correto para fazer a desobstrução sem danificar o cano.

Em alguns casos é possível utilizar o Roto Rooter, uma máquina rotativa que usa cabo flexível e resistente, com pontas e filetes afiados, que podem cortar desde raízes e lixo até pedras.

Outra opção é o Hidrojateamento, uso de água em alta pressão, que possui força e velocidade que pode desfazer cimento endurecido nos canos.

A melhor dessas opções, será determinada pelo técnico que escolherá segundo a complexidade do encanamento e entupimento.

Consulte e solicite o auxílio profissional de uma desentupidora em sua região e evite maiores problemas com entupimentos por cimento ou qualquer detrito no esgoto de sua residência.

Regiões Atendidas