Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Caça vazamento de agua ? Quem paga a Conta no imovel alugado?

Tem notado que sua conta de água está com valores mais elevados? O consumo de água, no entanto, se mantém o mesmo em seu imóvel?

Conta Aguá Alta


Você já parou para pensar que os valores exorbitantes de sua conta, podem ser gerados, devido ao vazamento de água?

Muitos fatores podem levar a ocorrência desse fato, como por exemplo, a má estrutura da tubulação, falta de manutenção do sistema hidráulico e encanamento, bem como projeto hidráulico incoerente à estrutura do imóvel.

Como em boa parte das vezes, o vazamento de água não é detectado visualmente, ou seja, ele está escondido em furos e fissuras nos canos, em paredes ou pisos, por exemplo, somente com a solicitação de um serviço como o de caça vazamentos é possível identificar o ponto de fuga da água.

A grande questão, no entanto, em relação ao desperdício de água devido o vazamento é: quem paga a conta?

Será que você, mesmo que não tenha utilizado a água, deverá arcar com esse custo totalmente?

E quando se trata de um imóvel alugado? O inquilino é quem deve ser responsabilizado por esse prejuízo?

Abordaremos, a seguir, essas e demais questões relacionadas ao vazamento de água. Descubra quem paga a conta nesses casos.

Assuntos Relacionados

11 FORMAS DE LOCALIZAR VAZAMENTO DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS E APARTAMENTOS
Quanto Custa o Serviço de Caça Vazamento
Aparelho localização de vazamento água
Empresa Caça Vazamento de Água

Vazamento e desconto da Sabesp: como funciona?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o desconto que a Sabesp, em tese, deve promover ao proprietário do imóvel com vazamento de água, não é mesmo?

sabesp


Isso seria um mito ou verdade?

Antes de responder esse questionamento, é preciso identificar onde o vazamento está ocorrendo.

De acordo com a legislação, todo vazamento ou ruptura que ocorra do registro de água (cavalete) para a rua, é de inteira responsabilidade da empresa de abastecimento de água, ou seja, no caso, da Sabesp.

Sendo assim, a empresa é obrigada a oferecer desconto de cerca de 50% na conta cujo vazamento seja verificado dentro da área correspondente à responsabilidade da Sabesp.

Mas há ainda outras questões que envolvem o tema. Partindo do suposto que há um vazamento interno em sua casa, por exemplo. O que você deve fazer?

O ideal e solicitar o serviço de caça vazamento de uma empresa especializada. Essa empresa também deverá realizar o reparo no vazamento, o que consequentemente normalizará o valor de sua conta de água.

Porém, se o valor continuar alto, o problema pode ser no registro ou até mesmo na medição realizada pela empresa fornecedora de água.

Nesse caso, o cliente poderá contestar a conta, notificando a empresa do ocorrido e mostrar um laudo que comprove que não há vazamentos internos.

Vazamento de água: quem paga a conta em um imóvel alugado?

Outra dúvida recorrente sobre vazamentos e conta de água elevada, diz respeito a questão que envolve um imóvel alugado.

Proprietario de imovel


Supondo que o motivo da conta elevada é um vazamento, quem deverá pagar a conta nesse contexto?

O inquilino, que usufrui do imóvel no momento, ou o proprietário do mesmo?

Embora em muitas situações, é comum que a responsabilidade seja direcionada ao proprietário do imóvel, pois em boa parte dos casos, se trata de um problema de estrutura da tubulação do imóvel, o ideal é que tanto o inquilino quanto o proprietário entrem em um acordo, dividindo o excedente da conta.

A lei do inquilinato diz que o inquilino que causar algum dano estrutural ou se vier a ocorrer em acessórios hidráulicos instalados no imóvel, ele deve ser responsabilizado.

A mesma lei diz que se houver, no entanto, algum dano estrutural por defeito no imóvel, o mesmo deve ser comunicado imediatamente ao proprietário, que então deve tomar as medidas necessárias para sanar o vazamento de água no local.

Se os problemas de vazamento e de estrutura forem anteriores à locação, a responsabilidade é do proprietário.

Regiões Atendidas