Imagem Desentupimento
Autor: Redação
29/7/2022

Tratamento de esgoto

Os sistemas de tratamento de esgoto e saneamento básico no Brasil enfrentam uma série de desafios. A população está crescendo, as estações de tratamento de esgoto são antigas e faltam recursos e investimentos.

Além disso, há também falta de financiamento e investimento, o que significa que muitos projetos não têm sido concluídos. Neste impasse, existe também a ação humana da população que polui rios e córregos, causando o desequilíbrio ambiental.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a história do tratamento de esgoto no país e quais os meios e soluções possíveis para resolver esse problema.

A História do Tratamento de Esgoto e Saneamento Básico no Brasil

Primeira estação de tratamento de esgoto do Brasil foi construída em 1884. A ideia desse sistema era coletar e tratar todo o esgoto da cidade.

Em 1887, uma nova estação de tratamento foi construída para atender às necessidades de uma população crescente.

No início de 1900, uma nova lei exigia que todas as casas tivessem seus próprios sistemas de esgoto e fossem conectados ao sistema principal. Também foram construídas estações de esgoto nas principais cidades.

Em 1912, o Brasil decidiu criar uma instituição que supervisionaria o saneamento de água em todo o país. Isso resultou em mais investimentos em infraestrutura de saneamento e regulamentações para canteiros de obras em torno de fontes de água.

Em 1964, o Brasil elaborou um novo plano de serviços sanitários que se concentrava no fornecimento de água potável em casa, bem como na construção de banheiros públicos e na melhoria das águas residuais.

Com a população no Brasil crescendo rapidamente, as estações de tratamento de esgoto estão lutando para acompanhar a demanda. A população triplicou desde 1970, mas o número de estações de tratamento não aumentou. Isso significa que essas plantas não podem atender às necessidades dessa população em rápido crescimento.

O sistema de esgoto no Brasil também enfrenta um problema de envelhecimento. Estima-se que existam 2.000 estações de tratamento de águas residuais em todo o país construídas antes de 1990 - elas representam 50% de todas as estações de tratamento de águas residuais no Brasil.

Atualmente, o país vê possíveis avanços com o novo Marco do Saneamento, um conjunto de medidas que visam garantir tratamento de esgoto e abastecimento de água de qualidade a todo país até 2033.

Soluções para os Desafios dos Sistemas de Tratamento de Esgoto e Saneamento Básico no Brasil

No tópico anterior falamos rapidamente sobre o marco do saneamento, uma forma de agilizar em pouco mais de 10 anos, algo que não foi feito desde quando o saneamento básico no país iniciou, conforme o primeiro tópico deste artigo.

O governo brasileiro está trabalhando em vários projetos para enfrentar esses desafios, mas levará tempo para que sejam totalmente implementados.

Enquanto isso, precisamos trabalhar em soluções que possam ajudar a resolver alguns desses problemas.

O futuro dos sistemas de tratamento de esgoto e saneamento básico está nas mãos de governos, empresas privadas e comunidades.

Os governos são responsáveis por estabelecer as normas e regulamentos relativos aos sistemas de tratamento de esgoto e saneamento básico.

As empresas privadas são responsáveis por fornecer a tecnologia para manter esses padrões atualizados. As comunidades são responsáveis por implementar essas tecnologias em suas casas, empresas e áreas públicas.

O governo é responsável por garantir que as estações de tratamento de esgoto sejam adequadas e não contaminadas por dejetos humanos ou animais.

As empresas privadas são responsáveis por fornecer a tecnologia, enquanto as comunidades devem fornecer a mão de obra para instalar e manter esses sistemas.

Desentupidora no Bairro

Para auxiliar o saneamento básico do país, a Desentupidora no Bairro oferece serviço de qualidade em desentupimento de esgoto, garantindo a desobstrução e limpeza de canos e um sistema hidráulico residencial normalizado.

Com serviço completo, com profissionais qualificados e com consciência ambiental, equipados com os melhores aparelhos e conhecimento, para melhor te atender.

Entre em contato e solicite uma visita gratuita de nossos técnicos para atendê-lo com rapidez e eficiência. Entupiu? Não Quebre! Conte com a Desentupidora no Bairro para te auxiliar.

Regiões Atendidas