Imagem Desentupimento
Autor: Redação
8/7/2022

Dicas para evitar problemas de vazamento na caixa d'agua

Para armazenar água em casa com segurança, é fundamental ter uma caixa d’agua com boa capacidade e resistente, garantindo água limpa e saudável para toda moradia. 

Porém, é importante frisar que problemas nela podem ser comuns, sendo um fator que deve ser levado em consideração, já que vazamentos causam grandes transtornos como infiltrações e comprometendo, inclusive a qualidade da água armazenada. 

Confira algumas dicas para evitar problemas na caixa d’agua e quais as medidas a tomar para solução com auxílio profissional. 

O que é uma caixa d'água e quais são seus problemas comuns?

Uma Caixa d’agua é um recipiente que é usado para armazenar água. Pode ser feito de plástico, aço ou concreto. É tipicamente de forma cilíndrica, mas pode ser quadrada e tem capacidade, para uso residencial, entre 500 e 2.000 litros.

Ele pode ser usado em edifícios residenciais, comerciais e industriais. Possui tubulações que transportam a água do tanque para outras partes da edificação e possui válvulas como a de esfera, usado quando é necessário reduzir a quantidade de água. 

Geralmente, elas utilizam uma bomba que é empurrada para cima até tocar a tampa, garantindo que a mesma, não irá transbordar. Ela fecha o cano de alimentação, ou seja, o cano que abastece a caixa, utilizando várias válvulas como dispositivos de segurança.

Caixa d’agua são usadas para muitos fins, como abastecimento de água para uso doméstico e para coletar água da chuva de telhados ou outras superfícies que são muito pequenas para um sistema de coleta de água da chuva. 

Os problemas mais comuns incluem corrosão, ferrugem e vazamento. O vazamento é o problema mais comum e a causa dos vazamentos pode ser dividida em duas categorias principais: aquelas que são resultado de quebras e aquelas que não são imediatamente aparentes, o que deve ser inspecionado por um profissional. 

10 Dicas para evitar problemas na caixa d’agua 

Uma caixa d’agua é necessária em qualquer residência, e para evitar problemas comuns, siga estas dicas: 

  1. Verifique regularmente a pressão da água para se certificar de que não está muito alta ou muito baixa;
  2. Não guarde nada que possa corroer a caixa, indicado para uso em caixa d’agua metálicas;
  3. Use o tipo certo de produtos químicos como a água sanitária;
  4. Mantenha a temperatura da água em um nível saudável para que as bactérias não cresçam nela;
  5. Não guarde nada metal no tanque, incluindo mangueiras de jardim;
  6. A limpeza deve ser feita a cada 6 meses, no máximo 1 ano;
  7. Feche a água do cavalete principal;
  8. Feche o cano de alimentação que abastece a caixa;
  9. Faça a retirada da água e deixar apenas um pouco, o suficiente para lavá-la. Apenas deve ser utilizado água sanitária e deixar por até 2 horas agindo. Depois, fazer o enxague e retirar toda água restante.
  10. Por fim, abra a entrada e deixe armazenar a água. 

Nunca utilize sabão ou qualquer outro produto químico, pois isso pode causar manchas e ressecar a caixa, causando vazamentos. 

Como evitar vazamentos em sua caixa d’agua

O vazamento de caixa d’agua pode ser um grande problema para os proprietários. Os vazamentos podem causar danos à casa, bem como causar riscos à saúde como infiltrações que causam mofo. 

Primeiramente, tubos e válvulas em boas condições e certificar-se de que não estão vazando ou quebrados. Em segundo lugar, substitua a caixa d’agua a cada 10-15 anos para garantir que ele esteja em boas condições e não tenha problemas que possam levar a um vazamento.

Por último, faça a manutenção preventiva e regular da caixa d’agua por profissionais. Isso ajudará a identificar se há algum problema que possa ser consertado ou se precisa ser substituído. 

Na Desentupidora no Bairro, encontre os melhores profissionais para garantir uma caixa d’agua sempre limpa e livre de vazamentos. Faça seu orçamento agora e garanta água sempre cristalina em sua casa.

Regiões Atendidas