Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Tipos de Telhados e soluções para evitar entupimentos

Muito mais do que uma simples cobertura residencial, o telhado possui outras funções como proteger da chuva, raios solares, além de ser perfeito como um sótão para armazenar produtos.

Tipos de Telhados e soluções para evitar entupimentos


O telhado pode ser feito de inúmeros materiais diferentes, porém na hora da instalação e os acessórios usados posteriormente, poderão fazer a diferença, garantindo ou não, a qualidade do serviço, principalmente no caso de chuvas fortes.

No período das chuvas mais fortes, é preciso cuidar para evitar entupimentos nas calhas e ralos, além de uma boa impermeabilização e vistoria das telhas. Veja como resolver problemas de telhados e evite entupimentos e infiltrações.

Os tipos de telhados

Os tipos de telhados


Existem vários tipos de telhados no mercado e a melhor opção é aquela que combine com o estilo da edificação. Alguns dos modelos mais comuns no Brasil são:

  • Telhado Aparente: Este tipo de telhado é visível de qualquer ângulo da edificação, e pode ser feito com uma ou mais águas. É um estilo que pode valorizar muito o design da casa;
  • Telhado Embutido: Este é outro tipo de telhado que dá um toque especial ao design da edificação. O Telhado Embutido não é visível, pois possui beiral em todo seu entorno, o que dificulta a visão de outros ângulos de visão;
  • Telhados com e sem laje: Em regiões mais quentes, é comum ver telhados sem laje, pois tal construção aquece os ambientes. Telhados colocados acima da laje são mais comuns em regiões mais frias e podem receber no lugar da laje, forro de madeira ou PVC.
  • Telhados com mais de uma água: É chamado de água, cada parte do telhado e sua inclinação. Nas grandes cidades, as águas são em geral de até 2 águas ou dependendo do estilo da casa, utilizar mais de 3.

Os materiais mais utilizados em telhados

As telhas são feitas com materiais variados, como:

  • Fibrocimento: As telhas de fibrocimento foram criadas para substituir as antigas telhas de amianto, material proibido no Brasil para confecção de telhas e caixas d´água, por ser um material tóxico e que favorece o aparecimento de câncer.

As telhas de Fibrocimento possuem o mesmo estilo e material similar das telhas de amianto, sendo baratas e de simples instalação. O grande problema desse material é ser suscetível a rachaduras e favorecer infiltrações;

  • Telhas de concreto: As telhas de concreto são uma alternativa a telha de Fibrocimento, com o diferencial de ser mais resistente e bonita esteticamente, porém necessita de impermeabilização e das telhas e manutenção regular;  
  • Telhas de barro: Uma das telhas mais tradicionais do mercado, a telha de barro é bonita, oferece equilíbrio térmico nos ambientes e possui preço regular. As peças desse tipo de telha são pequenas e precisam de mais cuidado na hora de encaixar e prender uma a uma, para evitar infiltrações. Possui boa durabilidade e baixa manutenção;
  • Telhas metálicas: As telhas metálicas são indicadas para locais grandes e para empreendimentos comerciais, pois em residências, não oferecem o visual estético esperado, além de oferecer desempenho térmico ruim: muito quente no calor e fria no inverno.
  • Telhas especiais: As telhas especiais são feitas de outros materiais não tão comuns como vidro e policarbonato. Estes materiais são indicados para telhados com ferragens especiais ou para algumas áreas pequenas.

Por exemplo, as telhas de vidro, podem ser idênticas as de barro, porém encaixadas em alguns lugares estratégicos para oferecer mais claridade. O policarbonato é um material resistente, oferece boa transparência e cobertura e indicado para telhados retráteis de quintais e áreas de lazer.

Os principais problemas em telhados

Independente do tipo de telhado, uma hora ou outra pode haver infiltrações e entupimentos nas calhas ligadas ao telhado. Dependendo da inclinação e do número de águas do telhado, é possível que em uma chuva ou vento forte, alguma telha saia do lugar e deixe a área suscetível a entrada de água.

Os principais problemas em telhados


Outro problema comum em telhados, são calhas entupidas. Calha é um dispositivo colocado em toda lateral do telhado, e serve para não deixar que a água da chuva infiltre nas paredes da residência e ainda serve para facilitar o escoamento da água.

Em geral, as calhas devem ser instaladas com os rufos, outro dispositivo que tem a função de dar acabamento no alto da parede que faz a junção com o telhado, evitando ainda mais problemas com infiltrações.

Ambos são importantes para garantir o bom funcionamento do telhado, porém é necessário sempre dar manutenção, principalmente na calha, que pode receber muita sujeira e com o tempo, entupir.

Os entupimentos nas calhas podem ser por causa de pó ou o mais comum, que são as folhas de árvores. Nesse caso é preciso fazer uma limpeza em toda calha e faze, também, a limpeza do cano ligado a calha e ao ralo para o esgoto de águas pluviais, em casos mais graves será necessário chamar uma desentupidora.

Águas Pluviais

O telhado deve ser uma calha com um cano que é ligado a um ralo para caixa de águas pluviais. Este tipo de ligação é para evitar que a água da chuva entre em contato com o esgoto residencial.

Águas Pluviais


Em grandes cidades, a ligação de Águas Pluviais é muito comum e oferece não só menos problemas com alagamentos e enchentes e, também, com a contaminação da água.  

É de grande importância que o ralo para a caixa de águas pluviais esteja sempre limpo e sem qualquer tipo de entupimento, pois isso facilita a vazão da água em dia de chuvas mais fortes.

Observe também se este ralo, que geralmente possui ligação direta com a queda d´água do telhado, possui tamanho suficiente para comportar a quantidade de água proveniente do telhado.

Na hora de construir o telhado, esses pontos devem ser observados para evitar problemas futuros, por isso é importante analisar, junto da prefeitura, o mínimo e máximo aceitável de inclinação do telhado e quais os tipos de encanamento para cada um.

Outro ponto que deve ser analisado, é a inclinação do piso que não pode ser reta ou contrária ao ralo. Durante a construção do contra piso, é primordial que a haja escoamento natural da água em direção ao ralo, para que nos dias de chuvas fortes, o telhado, calhas e ralos consigam desempenhar suas funções corretamente.

Regiões Atendidas