Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Melhores Técnicas para desentupimento Caseiro

Um dos maiores contratempos que uma casa pode ter é o entupimento de esgoto. Entupimentos são um dos casos de maior acionamento da Sabesp em São Paulo.

Em média, a Sabesp faz mais de 60 mil desentupimentos da rede pública de esgoto por ano, e os números só aumentam, fora as obstruções que acontecem no esgoto residencial, (que não faz parte da responsabilidade da Sabesp).

Por mês, são mais de 5 mil desobstruções e as causas de tantos entupimentos são variadas, em sua maioria, causadas pelos moradores.

Óleo de cozinha e lixo descartado no vaso sanitário, são algumas causas que podem oferecer inúmeros problemas para o esgoto de residências, e ainda contaminar a rede pública.

Caso o entupimento não seja tão grave a ponto de necessitar uma desentupidora, é possível que medidas caseiras desobstruam os canos e liberem o esgoto por completo.

Confira neste artigo, como fazer Desentupimento Caseiro e Conheça as melhores técnicas usadas para limpeza do esgoto residencial.

Os maiores causadores de entupimentos

O sistema de esgoto brasileiro não permite que lixo seja descartado nas tubulações como é comum em muitos outros países, por isso por aqui os cuidados tem que ser ainda maiores para evitar contratempos.

Os maiores causadores de entupimentos


Quando não entendemos os limites da rede de esgoto é que começam os problemas.

Papel higiênico descartado no vaso sanitário e absorventes, além de outros itens como restos de sabonetes, podem com o tempo, obstruir a passagem da água e comprometer todo o encanamento.

Na cozinha, é comum que restos de alimentos sejam descartados pelo ralo e óleo de cozinha usado também, gerando não só problemas de entupimentos, mas contaminando a água do esgoto e trazendo problemas a longo prazo para o meio ambiente.

O recomendável é que o lixo de banheiro seja descartado sempre no lixo comum, enquanto o lixo da cozinha no lixo orgânico.

O óleo de cozinha deverá sempre ter seu descarte feito em garrafas plásticas e levado até estações de tratamento ou postos de coleta que darão o correto destino.

Nos casos de não haver postos de coleta, a solução é instalar uma Caixa de Gordura, que retém o óleo usado e não permite que ele seja descartado com a água, evitando não só a contaminação, como que outros restos de alimentos também sejam descartados de maneira errada.

Os entupimentos geralmente dão sinais que algo não está normal, e para evitar que aconteça, o ideal é mudar os hábitos para garantir tubulações mais limpas por mais tempo.

Sinais de Entupimento

Os maiores sinais de que existe um entupimento no esgoto é visível nos banheiros.

Por exemplo ao dar descarga, é normal que a água escoe rapidamente e volte a seu nível normal, porém no caso de entupimentos, ela tende a aumentar seu volume no vaso, além de a cada descarga, seu escoamento é limitado e as vezes o nível da água sobe rapidamente.

Sinais de Entupimento


No ralo da cozinha e em outros ralos como lavanderia e quintal, os sinais de entupimento são visíveis quando a água demora ou não escoa, isso quando não começa a voltar a água do esgoto e que pode ter um odor fétido e toda sujeira voltar junto com a água.

Em casos graves de obstrução do encanamento de esgoto, a solução é solicitar uma desentupidora no bairro que resolva o problema, mas entupimentos superficiais ou com pequenas obstruções, podem ser resolvidos com técnicas caseiras e sem a necessidade de um serviço especializado.

As melhores técnicas de desentupimento caseiro

Entupimentos superficiais ou parciais são fáceis e geralmente rápidos de serem resolvidos, pois a obstrução não é total e com o uso de alguns produtos ou materiais, é possível tirar toda sujeira e garantir o escoamento da água normalmente.


Caso o escoamento da água seja constante, mesmo que lento, ainda existe solução sem a necessidade de solicitar uma desentupidora no bairro.

Muitos produtos e ferramentas usadas são encontrados facilmente em qualquer residência e podem resolver o problema de entupimento sem grandes transtornos.

Mangueira

Desentupidora no bairro costumam usar equipamentos como hidrojateamento para desobstruir o caminho, usando água e alta pressão. No caso de um entupimento parcial ou superficial, o uso de uma mangueira com boa pressão, pode funcionar como um equipamento mais sofisticado de desentupidoras.

É necessário que a mangueira tenha no mínimo 20 metros, (no caso de residências, em condomínios a mangueira precisa ser mais longa) e ter uma pressão forte para que no contato com os detritos no encanamento, tenha força suficiente para retirar o lixo das paredes das tubulações e a sujeira ser descartada.

Produtos de cozinha

Vinagre, Bicarbonato de sódio e sal são itens que toda cozinha possui e podem ser ótimos para corroer sujeira de canos e limpá-los, garantindo o desentupimento.

Uma solução indicada até por desentupidoras para os casos de entupimentos superficiais é a adição de bicarbonato, sal e vinagre, mais água quente nas tubulações. A receita é:

  • 4 xícaras de água quente;
  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 1 xícara de vinagre;
  • 1 colher de sal.

Modo de uso:

Coloque no ralo 1 xícara de bicarbonato, 2 xícaras de água quente e todo o vinagre e sal. Feche o ralo e deixe que o calor da água mais a ação química do bicarbonato com o vinagre e sal corroam a gordura e sujeira no encanamento e deixe assim por até 10 minutos.

Depois é só retirar o tampo que fecha o ralo e jogar água fria para observar se houve o desentupimento. Caso ainda haja alguma obstrução, repita os processos.

Dica: Evite ferver a água, pois água muito quente pode corroer e comprometer a tubulação por conta do calor.

Desentupidor

O desentupidor pode ajudar muito a mover lixo obstruindo o caminho da água, mas seu uso é restrito para pequenos entupimentos. Para ter sucesso no seu uso, pressione o desentupidor contra a saída do esgoto do vaso sanitário e deixe que ele faça a sucção, de forma a força da pressão retirar o lixo acumulado.

Caso nenhumas das técnicas caseiras listadas, tenham sido suficientes para limpar e desentupir o esgoto residencial, solicite rapidamente uma desentupidora no bairro que possui serviço 24 horas, além de profissionais experientes e capacitados, com equipamentos de qualidade e eficientes para limpeza e desentupimento de esgoto.

Deixe seu comentário e confira mais artigos sobre desentupimentos aqui no blog.

Regiões Atendidas