Imagem Desentupimento
Autor: Redação
16/2/2022

Como Desentupir Ralo Banheiro

Depois de um dia cansativo de trabalho, tomar um belo banho, jantar e cair na cama, são os desejos mais esperados pela maioria dos trabalhadores brasileiros...mas imagine o transtorno de começar a tomar seu banho, e se deparar com o ralo de banheiro entupido?

Desentupimento Ralo Banheiro


Além da água tomando todo Box e esvaindo para outras partes do ambiente, ainda o entupimento pode sujar, trazer odor forte e desagradável e causar um problema gigantesco, para quem só queria relaxar.
Essas coisas podem acontecer e nesses casos, a dica é não se desesperar e tentar entender o que pode estar obstruindo os canos de água e esgoto, fazendo com que a água volte.
Existem muitas forma de desentupir ralo de banheiro, mas nem sempre todas são eficientes ou seguras, podendo causar problemas ainda maiores.
Neste artigo, vamos elucidar as opções que você possui em como desentupir ralo de banheiro e garantir limpeza, menos estresse e mais tranquilidade para você quando mais precisa!
[pt_view id="31b28c5ps4"]

CAUSAS MAIS COMUNS DE ENTUPIMENTOS

Em geral, os ralos de banheiro podem apresentar entupimentos por conta de fios de cabelo, pelos corporais ou mesmo restos de sabonete que vão impregnando nas paredes dos canos e acabam obstruindo a passagem da água.
Além disso, pedaços de papel ou pó, também podem ser causadores desse tipo de problema.
A primeira dica para evitar o entupimento de ralos, é evitar lavar o cabelo e fazer a barba ou depilação no chuveiro, deixando que cabelos e pelos caiam no ralo.
A melhor medida nesse caso é fazer a lavagem ou depilações com o uso de uma bacia ou em outro local.
Fazer a barba também deve ser evitado, sendo feito na pia onde é possível colocar protetores de ralos que retêm os pelos e evitam que o excesso vá para o encanamento.

PROTEÇÃO PARA RALOS

Assim como falamos no tópico anterior, existem protetores de ralos para pias e também para ralos, e são boas alternativas para evitar que pelos, cabelos e mesmo papéis e outros objetos ou lixo, entre em contato com encanamento ou esgoto.
Essa proteções de ralo podem ser colocadas quando o ralo é instalado ou podem ser comprados separadamente, colocado posteriormente.
Eficientes, estes protetores devem ser retirados regularmente para limpeza, para continuar retendo a sujeira e manter a passagem livre da água.

Desentupimento Com Produtos Químicos

Quando não é usado nenhum tipo de protetor para ralos e o entupimento já aconteceu, a busca de muitas pessoas é ir em uma loja especializada e comprar produtos químicos para desentupir o ralo.
Apesar de parecerem eficientes, esses produtos podem ser bons quando o problema é perceptível e identificado como algo superficial.
Porém quando mais complexa a situação, é necessário chamar uma empresa  de desentupimento especializada, que resolverá o problema facilmente e em pouco tempo.
Mas na ideia de economizar, muitos optam pelos produtos químicos e quando o problema se revela mais sério, é que percebem que terão que pagar muito mais do que precisariam, se tivessem optado por uma solução mais prática e verdadeiramente eficaz de desentupimento.
Produtos como Hidróxido de Sódio, conhecido como Soda Cáustica ou seu nome comercial Diabo Verde, são os mais usados para esse fim.
Porém oferecem riscos para saúde e podem, inclusive serem fatais! Além disso, a Soda Cáustica pode agravar o entupimento, principalmente quando se encontra com placas de gorduras no esgoto, formando uma camada dura de gordura que pode obstruir ainda mais os canos.
A Soda Cáustica também pode corroer o pvc, material dos canos, principalmente se o seu uso for regular.
Essa corrosão destrói o encanamento, ao ponto de causar infiltrações e vazamentos e piorando uma situação que inicialmente começou no ralo do banheiro, e poderia ter sido resolvida sem produtos químicos de base forte.
[pt_view id="7cae64ac6d"]

Perigos Produtos Químicos Desentupimento.

A Soda Cáustica também é prejudicial a saúde, podendo causar desde queimaduras na pele e nos olhos, até cegar ou matar por ingestão e inalação.
É um produto altamente corrosivo e perigoso, que quando utilizado, a pessoa que o manuseia deve usar luvas, óculos de proteção e estar em local arejado.
Depois do uso, caso tenha sobrado algo, deve ser bem fechado e guardado em local seco, arejado e bem fechado e de preferência alto, dificultando o acesso de crianças pequenas e animais domésticos.

Dicas de Como Desentupir o Ralo

A primeira coisa é observar se algo superficial está entupindo o ralo e para isso, retire a parte de cima do ralo e observe se é possível identificar o problema.
As vezes o uso de um arame forte com uma pequena envergadura na ponta, é o suficiente para retirar tudo o que está impedindo a água de passar. Para conseguir ver a raiz do problema, use uma lanterna.
Outra dica é utilizar bicarbonato de sódio junto com vinagre branco e água quente, pois é uma solução básica, sem contra indicações e que causa uma reação química que pode desobstruir o que está impedindo a água de passar.
Deixe agir por 30 minutos e use um desentupidor para auxiliar o processo. Evite ferver a água, pois isto pode comprometer o encanamento a médio e longo prazo.
Como foi dito no tópico anterior, não recomendamos a utilização de produtos químicos como Soda Cáustica, por conta dos danos que este produto oferece tanto para o encanamento, deixando o problema ainda pior, além dos perigos para a saúde da pessoa que usa e da família.
Caso todos esses esforços não tenham resolvido o problema, a melhor forma é sem dúvida chamar uma desentupidora em sua região.
Pois ela conseguirá identificar o que de fato está acontecendo, principalmente quando todos esses esforços foram tomados, mostrando que a situação é mais profunda e requer um cuidado maior.
Quanto Custa Desentupir um Ralo
Quando acontece o entupimento de ralo, e não conseguimos solucionar por conta própria, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é quanto custa o desentupimento de ralo.
Aqui temos uma tabela de preço onde você poderá encontrar não só o preço de desentupimento de ralo, como também o preço de desentupimento de esgoto entre outros.
Acesse: Tabela Preço Desentupimento.

Solicite orçamento de uma desentupidora

Além de profissionais capacitados, as empresas possuem equipamentos e produtos que resolvem qualquer tipo de problema de entupimento de modo eficaz, rápido e fácil! Não sofra mais com entupimentos em ralo de banheiro e obtenha hoje a manutenção de uma desentupidora perto de você!

Regiões Atendidas