Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Vazamento de Água ? Saiba Qual é o Maior Causador Problema

Você sabia que o campeão de desperdício de água no Brasil são os vazamentos?

Muito mais do que qualquer outro tipo de desperdício de água, os vazamentos podem geram uma perca hídrica imensa, apenas com atitudes simples como uma torneira pingando continuamente, levando até 4 mil litros de água embora!

Vazamento Água Saiba Qual O Maior Causador Problema


Os dados podem parecer exagerados, mas é o que a Sabesp tem apurado nos últimos anos e serve de alerta para que dentro de nossas casas, procuramos consertar todos os tipos de vazamentos, inclusive seus indícios.

É o caso porém de vazamentos de água em Vaso Sanitário.

Seja na base ou na tubulação de água e descarga, o Vaso Sanitário também pode apresentar inúmeros problemas de vazamentos e neste artigo, você vai entender como eles acontecem e como solucionar o problema.

Vazamentos em banheiros

Infiltrações em banheiros são situações muito comuns e geralmente causam os seguintes contratempos:

  • Mofo e bolor no teto por conta da umidade provocada pelo calor e água do chuveiro;
  • Bolhas nas paredes e teto;
  • Manchas e umidade visível;
  • Pisos e azulejos com barulho de oco;
  • Vazamento no chuveiro (cano ou registro);
  • Vazamentos no sifão da pia ou torneira;
  • Revestimentos que caem o rejunte que se soltam.
Vazamentos em banheiros


Além destes pontos que devem ser levados em consideração, um dos maiores causadores de vazamentos de água é o Vaso Sanitário.

Seja na base ou no encanamento que fornece a água para descarga, o Vaso Sanitário pode ter afrouxamento do  anel de vedação e aparecer vazamento de água em toda sua extensão.

Os vazamentos podem ser na caixa acoplada ou na base do encaixe com o piso.

Além de todos os indícios relatados que podem também acometer o vaso, ainda o local entorno do vaso fica geralmente com umidade e o piso molhado e manchado.

Geralmente o primeiro pensamento é que o vazamento acontece por causa de um cano quebrado, mas nem sempre é isso que acontece. Uma má vedação ou mesmo o constante uso, podem favorecer o aparecimento de fissuras ou o anel de vedação se desgastar e acabar se soltando.

Outro motivo comum são as infiltrações que podem ocorrer por conta da água da chuva, ou seja, paredes que tenha ligação de tubulações para o Vaso Sanitário e que recebem a água da chuva de forma direta, também podem sofrer de infiltrações e umidade, mas nem sempre por conta de um vazamento.

Nesse caso é sempre necessário observar se a parede se seca e se caso o revestimento interno tem manchas ou indícios de infiltração. Em alguns casos pode ser necessário o uso de impermeabilizante na parede, nos revestimentos e também para evitar mais contratempos, o uso de alguma cobertura que diminua o contato da parede direto com a chuva.

O cano principal que oferece água para descarga do Vaso Sanitário, também pode apresentar problemas, seja de quebra ou uma junção mal fixada.

Em último caso acontecem canos comprometidos com quebra ou furos, que geralmente acontecem por causa de algum equipamento ou até entupimentos.

Muitos desses problemas podem ser resolvidos pelo morador que encontra alguns desses itens em depósitos de materiais de construção e quando seguidos as recomendações dos fabricantes, facilitar a troca.

Vazamento em Vaso Sanitário

Como foi dito no tópico anterior, o Vaso Sanitário também pode apresentar problemas de vazamentos e um dos mais comuns é na base, onde fica o encanamento que leva todos os dejetos para o esgoto.

Vazamento em Vaso Sanitário


Nesse caso, pode ocorrer vazamentos por conta de quebra ou furos e fissuras nesse encanamento, que podem acontecer até por conta de um entupimento, que dependendo dos itens que estejam obstruindo o cano, podem furá-lo e aumentar o problema.

Outra situação é o anel de vedação que geralmente vem junto com o vaso sanitário, e serve para evitar que água e odores saiam do encanamento e guia os dejetos do vaso para as tubulações de esgoto.

Com o tempo esse anel pode se desgastar e acabar afrouxando, precisando ser substituído. Algumas pessoas podem usar rejunte para fechar essa área, porém a necessidade do anel continuará e favorecer vazamentos.

Para fazer a troca do anel pode ser necessário o auxílio de um pedreiro, que irá quebrar em volta do vaso e retirá-lo para fazer a troca do anel e até observar se existe a necessidade de troca de alguma tubulação por exemplo.

Quando o Vaso Sanitário possui caixa acoplada, outro anel de vedação exigirá atenção e estamos falando do anel que fica dentro da caixa e serve para descarga.

Esse anel pode ser trocado pelo próprio morador e possui preço acessível e de fácil manutenção, necessitando apenas que o anel seja da mesma marca do anterior para evitar problemas de compatibilidade.

Mas nem todos vazamentos de Vaso Sanitário e banheiro são fáceis de resolver, pois quanto mais sério for o vazamento, será necessário uma análise criteriosa e um serviço especializado por um profissional em Caça Vazamentos.

Caça Vazamentos

Profissionais em Caça Vazamentos trabalham na localização de vazamentos e utilizam de equipamentos que os ajudam a encontrar o menor vazamento, evitando a quebra de vários pontos das paredes e sim, somente no local do problema, economizando tempo e dinheiro e oferecendo um serviço muito mais eficiente aos clientes.

Caça Vazamentos


A tecnologia também auxilia os profissionais de Caça Vazamentos que utilizam aparelhos como o Geofone aparelho que capta o som da água nas tubulações e consegue localizar onde acontece um possível vazamento, com precisão superior a 90%.

Além disso, outros aparelhos são usados como câmeras termográficas e aparelhos de Pressurização para Microvazamentos, que encontram até as menores fissuras.

O profissional de Caça Vazamentos é um profissional completo e experiente, com certificação e conhecimento para localizar qualquer tipo de vazamento através de métodos não destrutivos.

Se o problema de vazamento do seu vaso sanitário é oculto ou dá sinais de que algo não está normal, solicite agora um orçamento de um profissional em Caça Vazamentos e resolva esse problema com total economia, rapidez e eficiência, com o menor lixo residual e muito mais tranquilidade para sua família.

Regiões Atendidas