Imagem Desentupimento
Autor: Redação
8/9/2022

Tipos de torneira para cozinha

Tipos de torneira para cozinha: quais as melhores opções para sua casa! 

Pode parecer um item simples, mas a torneira para cozinha deixou de ser apenas um elemento básico do ambiente para fornecer uma decoração e mais sofisticação à sua cozinha, afinal, no mercado encontramos os modelos com os mais diversos designs, não é mesmo? Além disso, esses utensílios oferecem cada vez mais praticidade e conforto para as atividades do seu dia a dia.

Pensando nas pessoas que estão planejando montar a sua cozinha com mais praticidade e que buscam mais funcionalidades, separamos este artigo com as melhores dicas de como selecionar o modelo ideal para a sua casa. Contudo, antes de fazer a escolha certa para criar um projeto impecável, é importante entender qual a sua necessidade e o espaço disponibilizado na sua bancada para comprar a torneira perfeita.

Neste artigo, apresentaremos os diferentes tipos de torneira, que variam desde os modelos pensados para cozinhas convencionais, torneiras de bancada, de parede, com bica e com misturador, até mesmo os de monocomando e o gourmet, além de opções elétricas e dicas que acercam a instalação desses dispositivos. Então se você tem interesse em adquirir estes utensílios, não deixe de conferir o nosso artigo!

Quais são os tipos de torneira para cozinha

A seguir, falaremos dos variados tipos de torneira para cozinha, que apresentam formatos e até mesmo utilidades diferentes. Siga com a leitura e saiba qual o modelo ideal para a sua casa.

Torneira de cozinha convencional

O tipo de torneira mais simples oferecida pelo mercado, os modelos convencionais cumprem as suas funções básicas de liberar água em temperatura ambiente e te auxiliar nas tarefas do dia a dia de forma prática. Ademais, ela não possui funcionalidades que tenham destaque.

Entretanto, por serem comercializadas por preços mais baixos, são excelentes opções para quem está com um orçamento menor e que buscam economizar nas mobílias da casa. Então se você prefere adquirir um modelo mais simples e barato, sem deixar de abrir mão de uma torneira de qualidade na pia da cozinha, não deixe de conferir as opções convencionais.

Torneira para cozinha de bancada

As torneiras de mesa, também chamadas de bancada, são opções visadas para o uso em pias maiores e, até mesmo, para cozinhas gourmet. Mais sofisticadas e apresentando funcionalidades extras como água aquecida em alguns modelos, esse tipo de torneira é mais versátil e oferece diversas possibilidades para ser implementada em um projeto mais personalizado.

Você vai perceber também que as torneiras de bancada possuem a bica mais alta, de forma que se adaptam bem em cubas maiores, além de facilitarem a lavagem de alimentos e utensílios, oferecendo um melhor aproveitamento do espaço, bem como evitar que a água respingue em excesso para a bancada.

Torneira para cozinha de parede

Já as torneiras para cozinha de parede são ideais para quem mora em apartamentos, onde o espaço disponibilizado para a cozinha é bem menor. Esse modelo, conforme sugere o próprio nome, é instalado na parede e possui uma bica mais curta, justamente com o intuito de economizar o espaço ocupado em sua bancada.

Torneira para cozinha com bica alta e baixa

A torneira com bica baixa costuma ser usada para cubas embutidas ou semi embutidas na sua bancada de cozinha. Apresentando versatilidade para ser instalada na própria mesa ou até mesmo na cuba, uma vez que a sua altura é mais sutil, esse tipo de torneira é perfeito para evitar possíveis respingos enquanto você lava as louças ou usa a pia. 

Já as opções de torneiras com a bica mais alta são ideais para quem conta com um espaço na cozinha maior, com um ótimo tamanho de bancada e uma pia mais ampla. Além de oferecer um design mais diverso e com possibilidades de implementar diferentes projetos em sua bancada, ela também é ótima para quem busca ter uma torneira com recursos adicionais.

Torneira para cozinha com misturador

As torneiras para cozinha com misturador são modelos que possibilitam acionar a água com diferentes temperaturas: a fria e a quente, ao mesmo tempo. Dessa forma, o usuário consegue regular o fluxo de água e também a sua temperatura de acordo com a necessidade do momento.

É importante, contudo, considerar primeiro o tamanho da sua bancada, uma vez que esse tipo de torneira possui um registro a mais e costuma ocupar mais espaço ao ser instalado na sua pia. Então se você quer adquirir um modelo mais simples, mas que tenha a funcionalidade da água quente regulável, não deixe de comprar um modelo deste com misturador.

Torneira para cozinha monocomando e o gourmet

A torneira para cozinha monocomando é uma opção mais sofisticada, além de elegante, que oferece muita praticidade e conforto para o dia a dia ao te auxiliar nas principais tarefas domésticas. Diferente dos modelos com misturador, essa torneira possui apenas um registro. De forma que não ocupe espaço adicional à sua bancada e ainda tem um único regulador que, ao ser acionado em uma direção, a água esquenta, e na direção contrária, ela esfria. 

Já as torneiras gourmet, embora também possua essa regulagem de temperatura única das torneiras de cozinha monocomando, elas também oferecem maior durabilidade pelo material de fabricação e opções com diferentes tipos de jato que sai do bico da torneira. Você vai poder escolher dentre o tipo de ducha, que ajuda a lavar as panelas e tirar as sujeiras mais grudadas, às mais tradicionais para esses modelos. Se você está atrás de uma opção mais moderna e completa, não deixe de conhecer as 10 melhores torneiras gourmet de 2022!

Torneira para cozinha com filtro

Uma opção de compra ideal tanto para o consumo de água direto da torneira ou para preparação de alimentos, as torneiras com filtro para cozinha são ideais e até mesmo indispensáveis para algumas pessoas. 

Esses modelos garantem mais agilidade no seu dia a dia e, até mesmo, substituem a necessidade de comprar galões com água pura ou até mesmo filtros separados para que você tenha água filtrada sempre à sua disposição. Caso você queira maior praticidade no seu cotidiano, não deixe de conferir as 10 melhores torneiras com filtro para cozinha!

Torneira para cozinha com duas saídas

Perfeitas para quem tem duas pias acopladas em uma única bancada, as torneiras para cozinha com duas saídas, além de economizarem espaço na sua área de trabalho, também costumam oferecer bastante praticidade no preparo dos pratos ou lavar a louça, uma vez que têm dois bicos com liberação da água.

Você vai poder cozinhar com mais rapidez ao poder usar, por exemplo, uma torneira para encher uma panela enquanto utiliza o outro bico para funcionalidades diversas. Então se você procura comprar uma torneira para cozinha que economize o seu tempo, não deixe de escolher a opção com duas saídas.

Torneiras elétricas

As torneiras elétricas são consideradas mais práticas por oferecerem opções com diferentes temperaturas de água, ideal para te auxiliar na cozinha em dias mais frios de inverno, ou até mesmo lavar panelas e utensílios mais engordurados, te facilitando as tarefas do dia a dia.

Com modelos que variam do mais simples de instalar às opções mais robustas, no mercado você pode encontrar variadas torneiras elétricas sendo comercializadas, sendo o dispositivo ideal para quem procura por praticidade. E se você está pensando em adquirir um desses modelos, veja mais sobre nas 10 melhores torneiras elétricas para cozinha de 2022

Informações sobre a torneira para cozinha

Agora que você viu os diferentes modelos de torneiras para cozinha, bem como para quem é indicado às suas variadas funções, veja ainda algumas curiosidades e informações adicionais referente a esses dispositivos!

Como instalar uma torneira?

Instalar uma torneira na sua pia ou bancada é extremamente prático, mas dependendo do seu tipo e formato, é importante se atentar a alguns detalhes ou até mesmo seguir o manual disponibilizado pelo fabricante para te auxiliar neste processo. E pensando na dificuldade apresentada pelas pessoas, separamos o seguinte passo a passo para te ajudar na instalação.

Primeiramente, é importante se certificar de que tipo de torneira você está prestes a instalar, uma vez que se o produto for uma torneira elétrica, você vai precisar conectar adequadamente o modelo não só ao sistema hidráulico, mas também na rede elétrica para que ele funcione de forma eficiente. Depois, com a ajuda de uma veda rosca, instale a torneira à sua bancada, sempre se atentando em desligar o registro, e depois conecte a rede elétrica quando houver.

Simples e fácil, basta então abrir o registro para que a sua torneira funcione com eficiência e você comece a usá-la em seu dia a dia.

É melhor ter uma torneira de parede ou mesa para cozinha?

Assim como comentamos nos textos anteriores, a torneira de parede é indicada para quem não dispõe de um espaço mais amplo na sua bancada, ou a cozinha é muito pequena, e pretende economizar, uma vez que esse tipo de torneira é mais barata e pequena.

Agora, se você pretende investir um valor mais alto e também possui uma pia maior, que comporte uma torneira mais robusta, escolher comprar os modelos que possam ser instalados na sua própria mesa, é uma ótima ideia para te oferecer diferentes recursos e mais praticidade no preparo da comida.

Qual é a distância indicada entre a cuba e a torneira para cozinha?

Essa questão varia muito conforme o tamanho das panelas e a quantidade de pessoas que vão utilizar a cozinha, mas de forma geral, em lares domésticos, a medida mínima é de 30 cm entre a boca da torneira.

Por onde sai água e o fundo da cuba, pois caso contrário, lavar utensílios e panelas se torna uma tarefa um pouco trabalhosa, já que você não vai dispor de um espaço adequado para fazer essas tarefas.

Considere o material e design da torneira

De uma maneira geral, as torneiras são produzidas em plástico ABS ou em metal, que pode ser fabricada em liga de zinco, de cobre, latão ou até mesmo aço inoxidável, este sendo a melhor opção para quem busca maior durabilidade do produto.

As de plástico ABS são os modelos considerados mais baratos, que podem ser encontrados na cor branca, perfeitas para pessoas que procuram economizar na compra de um equipamento. Já o design da torneira também é uma característica bastante variável entre as fabricantes, mas você deve levar em consideração sempre a decoração da sua cozinha, além da funcionalidade do modelo, para escolher a melhor opção para o seu dia a dia. Recomendamos optar pelas torneiras com design mais moderno para que o utensílio contribua com a decoração de sua cozinha.

Tamanho e número de cuba influencia a escolha da torneira

Isso quer dizer que a pia deve ser proporcional ao tamanho da torneira, já que se esses números não forem correspondentes, você corre o risco de instalar um dispositivo incompatível com a sua cuba e toda vez que ligar a torneira, esta acaba espirrando muita água para fora da pia.

Então sempre escolha dar uma olhada nas recomendações de tamanho da cuba antes de comprar a torneira ideal para a sua cozinha.

Opte por torneira com arejadores e funções extras

Um arejador para torneira vem acompanhado de uma torneira ou você também tem a opção de instalar este dispositivo separadamente. A sua principal função é distribuir a água que vem do encanamento, de forma que você economize a água ao utilizá-la com ainda mais eficiência.

No mercado, você também pode encontrar alguns utensílios a serem acoplados na torneira que facilitam o seu uso no dia a dia. O recurso de instalar um pulverizador na ponta do bico da torneira, por exemplo, torna mais prático o processo de lavar diferentes tipos de louças na sua pia.

Verifique se a torneira possui garantia

Muitos fabricantes oferecem garantias ao finalizar a compra em sua loja, mas isso não é regra geral. Até mesmo que você tenha mais segurança contra riscos de mau funcionamento e possibilidade de troca do produto caso ele venha a apresentar defeitos. 

É importante que você sempre se certifique de que o modelo prestes a adquirir tenha garantias a partir de 3 meses da data da compra.

Escolha a melhor torneira para cozinha e aproveite suas funcionalidades!

Chegamos ao final do artigo e com a leitura deste, você viu as principais dicas de escolha, bem como recomendações para usos e apresentações de variados tipos de torneira de cozinha. Falamos sobre as torneiras que podem ser instaladas na própria parede do cômodo. 

De forma que economize espaço, as opções elétricas e gourmet, mais sofisticadas e com designs pensados para oferecerem melhor funcionalidade à sua cozinha. Vimos também, opções mais práticas como as torneiras de monocomando e com misturador, que o intuito é apresentar facilidade no uso durante as tarefas do seu dia a dia, além de curiosidades que acercam a estes produtos, como formas de instalar, funções extras e recomendação de tamanhos para cada cuba.

Concluindo, existem os mais variados tipos de torneiras para cozinha, e basta você fazer a escolha conforme a sua preferência e também analisando o tamanho da sua cozinha, juntamente de suas necessidades. Então não perca mais tempo e escolha adquirir uma torneira ideal com base nas nossas dicas!

Regiões Atendidas