Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Saiba Tudo Antes Contratar Uma Desentupidora

Pior do que perceber que a água não escoa ao usar o banheiro ou a cozinha, é encontrar um motivo bem desagradável como entupimento total do esgoto

Segundo a Sabesp, só na capital paulista são feitos mais de 32 mil limpezas e desobstrução da rede pública de esgoto por ano, e mais de 60 no estado de São Paulo.


Os números só comprovam o quanto é preciso haver mudanças de hábitos da população, além de medidas do poder público que garanta uma rede de esgoto com mais qualidade.

Esta mesma pesquisa confirmou, que a maior parte dos problemas com entupimentos, se dá por lixo descartado no esgoto e encanamento irregular.

Nas residências, todo cuidado é pouco quando o assunto é entupimento, pois medidas simples podem evitar casos graves, mas é preciso estar atento ao que é descartado pelo esgoto.

Quando o problema se torna insustentável e não existe produtos que façam desentupimento caseiro, a medida é chamar uma Desentupidora no bairro.

Desentupidoras são empresas preparadas para solucionar qualquer obstrução no esgoto residencial e existem inúmeras empresas no ramo e para escolher a melhor é importante seguir algumas dicas.

Neste artigo, entenda o que é e os serviços especializados de uma desentupidora e como escolher a melhor.

O que é uma Desentupidora e sua importância

Considerada uma empresa privada de limpeza de esgoto e fossas, as Desentupidoras trabalham para desobstruir tubulações de prédios residenciais, comerciais e indústrias, além de fossas sépticas em regiões rurais.


Desentupidoras pertencem ao mercado da limpeza profissional, através da  ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional).

O mercado atual mostra um crescimento de 1% até 6% ao ano (dados de 2017). Os serviços oferecidos pelas desentupidoras são:

  • Desentupimento de tubulações de esgoto residencial;
  • Desentupimento de Colunas prediais;
  • Desentupimento e limpeza de Tubulações industriais;
  • Desentupimento de ralos;
  • Desentupimento, limpeza e manutenção regular de caixa de gordura;
  • Desentupimento de vaso sanitário.

Desentupidoras oferecem estes serviços quando o problema de obstrução é interno, pois no caso de obstruções externas, fica a cargo da empresa ligada a prefeitura o serviço.

Obstruções totais de esgoto devem ser sempre avaliados por profissionais capacitados e o uso de produtos paliativos não são recomendados.

Mitos em relação a Desentupidoras

O maior mito que ronda a questão de desentupidoras é quanto ao custo do serviço.

Muitas pessoas evitam chamá-las, por crer que o valor será alto e por não conseguir pagar, acabam usando métodos paliativos que acabam piorando a situação na maioria das vezes.


As desentupidoras atuais possuem equipamentos de última geração e modernos, que tornam o serviço mais rápido, além de possuir profissionais capacitados para lidar com as situações que possam surgir durante o processo.

Os valores são acessíveis e uma boa desentupidora irá orientar os moradores de como agir em relação aos hábitos de uso do esgoto e de como mantê-lo limpo e eficiente, além disso, uma empresa de desentupimento de valor, jamais irá cobrar além do que o cliente poderá pagar, oferecendo qualidade e todas formas de pagamento que tornem esse transtorno menos oneroso para ele.

Outro mito que muitas pessoas acreditam é que não é preciso ´´gastar`` com uma desentupidora, se tiver produtos químicos como a Soda Cáustica a mão, mas ela pode ser a maior causadora e piorar a situação do encanamento.

Soda Cáustica é um químico potente que tem poder corrosivo e indicado para pequenas obstruções em encanamentos, porém seu uso deve ser evitado, já que oferece riscos a saúde e a vida.

A melhor solução sempre é investir um pouco mais e solicitar uma desentupidora que saberá qual o problema e onde está a obstrução, e usará equipamentos eficazes para limpar por completo com segurança aos moradores.

Benefícios do serviço de Desentupimento

Existe dois tipos de entupimento: parcial e total. O parcial é aquele que apenas uma parte do esgoto se encontra com obstrução, possibilitando uma passagem média ou mínima de água.


Nesses casos, é possível que medidas simples como jogar bicarbonato de sódio e água quente com vinagre e até um desentupidor comum podem resolver.

Mas quando o entupimento é total, somente uma desentupidora poderá ser acionada e garantir a solução total do problema.

Desentupidoras possuem os recursos necessários para limpeza das tubulações, além de profissionais treinados que saberão como agir nos casos mais graves.

Uma Desentupidora de qualidade possuem 4 pontos básicos de benefícios comprovados para seus clientes:

  • Atendimento

Com atendimento 24 horas para atendimentos de urgência, Desentupidoras no bairro atendem aos cliente o mais rápido possível oferecendo agilidade e respeito a suas necessidades, avaliando o problema para garantir a segurança e tranquilidade dele o quanto antes.

  • Orçamento

Desentupidoras competentes analisam a situação do esgoto primeiro e depois informa o que será preciso fazer ao cliente, informando o custo inicial e possíveis transtornos ou imprevistos pelo caminho. Geralmente, desentupidoras no bairro de credibilidade, cobram valor fixo por metro, dando ao cliente mais tranquilidade de que seu orçamento não irá ultrapassar

  • Serviço com qualidade, agilidade e segurança

Com o serviço confirmado, a desentupidora deve desenvolver um serviço de qualidade que resolva o problema do cliente e o mais rápido possível, para que tanto os custos não fiquem altos, assim como a garantia de um bom trabalho ao cliente seja confirmada. Segurança e tranquilidade para ele e sua família são fundamentais e a base de uma desentupidora que preza por oferecer sempre o melhor.

  • Garantia

Desentupidoras competentes oferecem garantia em todos os serviços e ainda orienta o cliente no que não fazer para evitar novas obstruções.

No caso de caixa de gordura e fossa, além de condomínios, desentupidoras oferecem serviços mensais e regulares de limpeza e manutenção que garantem ainda mais a eficiência do esgoto e a tranquilidade dos moradores.

Com todas essas informações, solicite uma Desentupidora no bairro agora e acabe com problema de obstruções parciais e totais em sua residência.

Garanta um serviço eficiente, rápido e acessível, com o melhor serviço da sua região.

Acesse agora!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e veja mais artigos sobre desentupidoras aqui no blog.

Regiões Atendidas