Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Benefícios da Manutenção Preventiva em Condomínios

Que um vazamento de água é um transtorno enorme, todo mundo já sabe e um entupimento então, pode tirar qualquer pessoa do sério, mas e se ao invés de passar por essas situações, você decide simplesmente em manter a manutenção preventiva regular de seu Condômino?

Saiba os Benefícios da Manutenção Preventiva em Sua Residência


O brasileiro é conhecido por ter a cultura de deixar tudo para última hora, mas quando os problemas acontecem, ele logo percebe que se tivesse sido mais precavido, provavelmente não estaria com um contratempo tão grande, que muitas vezes gera custos que não estavam no orçamento.

Por isso é importante ir na contramão da maioria e fazer a manutenção preventiva dos encanamentos de seu Condomínio, uma forma de evitar que os problemas se acumulem e os custos muito mais baixos ou inexistentes.

Veja neste artigo, os benefícios da manutenção preventiva de encanamentos para seu condomínio.

Os inúmeros benefícios da manutenção preventiva em Condomínios

A ideia de deixar tudo para depois, geralmente nos leva a situações mais graves e caras, por isso manter a manutenção preventiva em condomínio, é fundamental para evitar maiores problemas.

Os inúmeros benefícios da manutenção preventiva


A manutenção preventiva de canos não é algo muito comum no Brasil, a não ser em empresas, onde as leis impõem normas que quando não cumpridas, podem ser fatais para um negócio. Os benefícios de uma manutenção preventiva residencial para encanamentos de água são:

  • Mais barato- No caso de um entupimento grave em condomínio, com obstrução total, geralmente chamamos uma desentupidora especializada e se resolve o problema, porém o valor com certeza será muito maior, do que fazer a manutenção preventiva. Fazer uma limpeza no esgoto e observar possíveis entupimentos superficiais nos ralos e vaso sanitário, é o ideal para evitar custos inesperados;
  • Menos entupimentos- Se um esgoto está em constante verificação, com limpeza periódica, com certeza será raro acontecer um entupimento. É importante lembrar que obstruções são situações que não acontecem de uma hora para outra, mas vão se acumulando até que uma hora não tem mais o que fazer. Prevenir é sempre melhor;
  • Menos mau cheiro e pragas longe- Outros 2 pontos importantes na manutenção preventiva de tubulações é a ausência de mau cheiro e pragas como baratas e ratos por exemplo. Um esgoto limpo, terá menos chances de proliferação de pragas e consequentemente não terá cheiro desagradável exalando;
  • Sistema hidráulico com mais qualidade e durabilidade- A manutenção preventiva também garante tubulações mais duráveis, o que evitará a troca nos próximos anos ou décadas, o que gera uma economia a longo prazo e mais segurança contra entupimentos e vazamentos de água.

Chamando uma desentupidora ou profissional especializado em Caça Vazamentos, é possível fazer a manutenção preventiva de todas as tubulações do condomínio e evitar problemas agora e no futuro, e algumas medidas são bastante simples e serviço mais barato, para dar mais tranquilidade para você e sua família por mais tempo.

De olho na vida útil dos encanamentos

O Brasil utilizou por muitos anos encanamentos de ferro nos condomínios, algo que era barato e mantinha a boa temperatura da água, o problema é que o ferro enferruja em contato com a água e favorecia o aparecimento de vazamentos, não possuindo boa durabilidade.

De olho na vida útil dos encanamentos


Por conta disso foi criada as tubulações de PVC, que são mais leves e fáceis de instalar, mais baratas e com boa resistência, com mais de 50 anos de durabilidade.

O problema é que esse tempo é ainda uma média e não se tem uma comprovação exata se ele dura todo esse tempo e até mais, já que seu uso é recente, datado do fim da década de 70.

Portanto, é fundamental manter uma boa manutenção desse tipo de encanamento, observando torneiras, chuveiros e registros, além de chamar um Caça Vazamentos para avaliar possíveis vazamentos ocultos, evitando o risco de problemas maiores.  

Outro ponto é chamar uma desentupidora para analisar se o esgoto e as tubulações dos ralos do condomínio se também estão em bom funcionamento, evitando sujeiras que favoreçam entupimentos.

Cuide bem de sua caixa d´água

A caixa d´água é o sistema de armazenamento de água por residência e precisa estar sempre bem limpa, além de tampada corretamente e com a boia funcionando perfeitamente.

A Boia é um dispositivo colocado dentro da caixa, que serve para controlar a quantidade de água para não haver transbordamentos.

Um profissional de Caça Vazamentos pode fazer uma análise na caixa d´água e determinar se a limpeza é necessária e se a bóia está funcionando.

Além disso, o fechamento da caixa é fundamental para evitar doenças como a dengue, que mesmo em água limpa se desenvolve e pode matar milhares de pessoas.

Saiba Mais Sobre: Limpeza de Caixa D'Água

Limpeza de caixa de gordura

A caixa de gordura é outro tipo de encanamento que precisa de atenção especial.

Esse dispositivo é acoplado ao cano que leva a água para o esgoto e tem a finalidade de evitar que a gordura entre em contato com os canos do esgoto, favorecendo entupimentos.

Sabe-se que um dos maiores causadores de entupimentos em condomínios é o descarte errado do óleo usado de cozinha nas tubulações e por isso a caixa de gordura é tão necessária.

Mas para um bom funcionamento, a caixa precisa estar sempre limpa, e o recomendado para residências, é que a limpeza seja feita a cada 6 meses no mínimo ou até o morador perceber algum sinal de que possa haver entupimentos como sujeira que retorna pelo ralo, mau cheiro e a tampa da caixa estufada, por conter lixo demais na caixa.

A dica para evitar essas situações é não esperar por esses sinais, mas ter um serviço mensal, trimestral ou semestral de limpeza e manutenção de caixa de gordura por uma empresa especializada, que evita qualquer tipo de situação parecida.

Saiba Mais Sobre: Limpeza Caixa de Gordura

Contrate Empresa de Manutenção em Condôminos

Para garantir a manutenção adequada de seu condomínio por muito tempo e evitar possíveis vazamentos e entupimentos, a melhor maneira é sempre a prevenção, através da manutenção preventiva.

Chame sempre o auxílio de uma empresa , especializada em manutenção preventiva em condomínio, a Desentupidora No Bairro Atua em Todo Brasil, e é especializada neste tipo de serviço possuindo mão de obra especializada em desentupimento, caça vazamento, encanador e muitos outros tipos de profissionais.

Regiões Atendidas