Imagem Desentupimento
Autor: Redação
16/2/2022

Saiba como evitar entupimento de ralos

Quais seriam os principais motivos entupimento ralo? Peça fundamental para o sistema de esgoto em geral, muitas pessoas se questionam sobre os principais motivos entupimento ralo. Seja em domicílios, seja no setor comercial, lidar com ralos entupidos pode ser um problema e tanto e gerar muitos transtornos nos ambientes, desde inundações, até odores desagradáveis, umidade, etc.
Entenda a seguir os principais motivos que levam ao entupimento do ralo, as consequências deste problema, o risco de não utilizar o método correto para efetuar o desentupimento e o porquê é tão relevante contar com ajuda especializada e técnica para solucionar o caso.

Importância dos Ralos

Principais Motivos Entupimento Ralo

A grande verdade é que de forma comum, a importância dos ralos só é notada, exatamente quando ocorre algum problema com ele. Por exemplo, após uma chuva e o ambiente todo inundado, a sujeira que se prolifera no local, ao retornar do ralo entupido, o péssimo odor, poças de água no box do banheiro, a pia transbordando, etc.
Fato é que, um ralo entupido, além de todo transtorno, carrega ainda consigo a capacidade de disseminar pragas e doenças, colocando em risco a saúde e o bem-estar das pessoas que moram ou transitam pelo imóvel.

Principais Motivos Entupimento Ralo: Falta de Manutenção

Um dos principais motivos entupimento ralo se chama falta de manutenção. Tanto os ralos do tanque ou ralos de pia, ralos de quintal, ralos de lavatório ou os ralos de box do chuveiro, necessitam da limpeza periódica e regular que atua como uma forma de manutenção preventiva.
Nutrir este hábito garante um ralo mais limpo e por muito mais tempo imune ao entupimento. O principal objetivo desta limpeza regular é retirar os resíduos retidos nos ralos do imóvel, resíduos estes que, com o passar dos dias, irão com toda certeza, causar o entupimento dos ralos, afinal, irão se acumular e solidificar.
A negligência pode criar até mesmo um verdadeiro colapso no sistema hídrico de uma casa, empresa, loja e imóveis em geral. Além disso, a falta de manutenção propicia um ambiente bem favorável à reprodução de pragas e insetos no local, o que é mais um grave perigo decorrente de ralos entupidos e sem a manutenção adequada.

Principais Motivos Entupimento Ralo: Fios de Cabelo, Pelos, Lixo, Folhas

Um problema recorrente que acaba resultando no entupimento dos ralos é a questão dos fios de cabelos e lixo em geral.
No ralo interno, tanto do lavatório e box do banheiro, quanto no ralo externo, o acumulo de materiais e dejetos, bem como o descarte inadequado de alguns materiais, provoca o entupimento dos ralos.
As folhas e lixo acumulado próximo ao ralo do quintal, por exemplo, é fatal para bloquear o fluxo de água, assim como os pelos de animais. O mesmo acontece nos ralos internos, com fios de cabelos, barba, descarte de fio dental fora do lixo, etc.
Há pessoas que descartam até hastes flexíveis no ralo ou próximo a ele, ou ainda limpa escovas de cabelo na pia do banheiro e próximo do ralo do chuveiro. Desta forma, o entupimento é quase certo.

Principais Motivos Entupimento Ralo: Reformas

Até mesmo quando se faz uma reforma no imóvel, a falta de cuidado pode ocasionar o entupimento dos ralos. Cimento e areia, além de pedras e entulhos, podem adentrar ao ralo, ai já era! Para evitar que isso ocorra, cubra os ralos, evitando que tal fato ocorra.
Agora que vimos os principais motivos entupimento ralo, você já sabe como evitar e manter seus ralos em pleno funcionamento por muito mais tempo.
Porém, caso esteja enfrentando problemas com ralo entupido, você pode entrar agora mesmo em contato que a Desentupidora no Bairro resolverá rapidamente o caso.
Peça agora um orçamento desentupimento veja que é muito mais barato do que você imagina, e seu conforto é garantido!
Nossos Parceiros
Sabesp Saae

Regiões Atendidas