Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Pragas urbanas em esgoto residencial Como eliminar o problema

Os entupimentos de esgoto são um dos comprometimentos hidráulicos mais conhecidos e complexos de se resolver. Independente da gravidade, um esgoto entupido pode trazer inúmeros problemas, mas não é só ele que pode causar preocupação nas grandes cidades, mas também as pragas urbanas que aparecem do esgoto.

Pragas urbanas em esgoto residencial Como eliminar o problema


É possível que seja encontrado no esgoto roedores e outras pragas que podem causar problemas sérios para saúde e bem estar de uma família.

Depois de uma boa dedetização, é importante fazer uma boa limpeza nas tubulações através de uma desentupidora especializada.

Confira neste artigo, os tipos de pragas urbanas mais comuns e os cuidados e serviços para eliminação do problema na rede de esgoto residencial.

Os tipos de pragas urbanas encontradas em esgotos

Nas grandes cidades com um sistema de esgoto proveniente de uma rede pública, é provável que uma vez ou outra apareçam algum tipo de praga como baratas, moscas e até ratos. Entenda como é cada praga, características e comportamento:

Os tipos de pragas urbanas encontradas em esgotos

Ratos

A maior praga urbana conhecida é o rato, roedor com alto poder de contaminação e destrutivo quando em grande quantidade. Ratos oferecem grandes riscos a saúde do ser humano.

Doenças como a peste bubônica e leptospirose são algumas das doenças que estes roedores podem oferecer.

O animal encontrado em qualquer lugar do mundo e tem por característica ser pequeno e rápido, com um reflexo ágil para fugir de situações de perigo, nariz fino e olfato poderoso, podendo encontrar alimento por quilômetros de distância e boa audição, que usa em detrimento a sua visão que não é eficiente.

O rato urbano gosta de se alojar em locais escuros, quentes e úmidos, onde pode criar ninhos e ter várias ninhadas por ano, se tornando rapidamente em uma super população.

A rede de esgoto é um dos refúgios mais conhecidos desses animais, que podem passar andando e até nadando, com seu corpo esguio e flexível, entrando em qualquer lugar por menor que seja. Além disso, ratos podem escalar paredes e é uma praga difícil de eliminar.

Como Matar Ratos

Baratas

As baratas são outra praga comum em residências, e basicamente provenientes da rede de esgoto.

A barata é um inseto considerado vetor mecânico, ou seja, ela leva consigo contaminantes que podem comprometer a saúde das pessoas.

De rápida infestação, as baratas fazem ninhos no esgoto, próximo de bueiros ou ralos e quando os ovos eclodem, saem e vão para o interior das residências.

Assim como os ratos, gostam de locais úmidos, quentes e escuros, de preferência próximo de locais com alimento.

Como Eliminar Baratas

Moscas

As moscas são outro vetor mecânico considerado uma praga urbana perigosa.

Moscas podem voar vários quilômetros para algo que atraia como restos de alimentos e até fezes, por isso é importante mantê-las distantes de cozinhas, onde tenha o preparo de alimentos, para não haver qualquer tipo de contaminação.

Além das moscas, que são maiores, ainda existem os mosquitos, insetos um pouco menores e pernilongos, mosquitos que podem oferecer contaminação se for da espécie aedes egypit. Através da picada em humanos, oferece riscos a saúde com doenças como a dengue.

Como Combater Moscas

Escorpiões

Uma praga que tem se tornado urbana são os escorpiões. Considerados insetos e mais comuns até algum tempo atrás, apenas em região rural, os escorpiões tem sido vistos com mais frequência nas grandes cidades.

Assim como os ratos e baratas, gosta de lugares quentes, úmidos e muito escuros, onde podem se esconder e criar ninhos.

O escorpião se defende através de sua picada dolorosa e pode levar a morte uma pessoa adulta, caso demore para ser socorrida.

Diferente das outras pragas, o escorpião prefere estar em locais mais próximos da onde é possível encontrar seu alimento, que vai desde pequenos insetos até restos de alguns alimentos.

Para livrar-se destes insetos e pragas indesejáveis, é preciso eliminar os ninhos e a dedetização é fundamental para solucionar o problema, porém só ela não é o suficiente, sendo necessário o auxílio de uma desentupidora para acabar de vez com o problema.

Combater Escorpião

Serviços de Dedetização e Desentupimento

Ao perceber que ratos, baratas e até escorpiões estão aparecendo do esgoto e infestando a casa, é preciso que o morador tome algumas ações rápidas para dar fim ao problema, antes que a situação fique mais complexa.

Serviços de Dedetização e Desentupimento


Quando a infestação de animais roedores e insetos começa, é preciso analisar de que ponto do esgoto ela está vindo e começar a isolar a área.

Por exemplo, se são baratas que vem de um ralo no quintal, a dica é tentar eliminar o problema com o uso de produtos caseiros a base de boro ou inseticidas.

O uso de ralos especiais com alavanca de fechamento, é outra saída que impede que tais insetos e roedores saiam. Vaso sanitário também deve estar sempre com a tampa fechada para evitar que estes insetos apareçam.

A limpeza sempre é fundamental e evita que as pragas apareçam ou permaneçam. Fazer a limpeza de armários, principalmente os da cozinha com regularidade e garantir o fechamento das portas para não ter qualquer tipo de espaço.

Portas e janelas também devem ter telas e rodapé de borracha que não permita que as pragas tenham qualquer buraco para passar.

É importante frisar que ratos conseguem entrar em pequenos orifícios, principalmente os camundongos, por isso é tão importante dificultar a entrada na casa ao máximo.

Caso a infestação já tomou proporções que não é mais possível resolver com produtos caseiros, é preciso solicitar serviço de dedetização e desentupidora no bairro especializada.

A dedetizadora irá eliminar todos os focos de infestações, inclusive próximo ao esgoto, mas é a desentupidora que deverá fazer a limpeza do esgoto, garantindo que o serviço de dedetização tenha ação efetiva por mais tempo.

A desentupidora no bairro possui equipamentos de alta qualidade e tecnologia, para desobstruir encanamentos e também fazer a limpeza e eliminar focos de ninhos de pragas urbanas, garantindo a saúde e bem estar do morador e sua família. Informe-se sobre a desentupidora no bairro e tenha mais saúde e tranquilidade em sua casa.

Regiões Atendidas