Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Melhores Formas de Desentupir canos

Por receber todos resíduos da cozinha, banheiros, lavanderia e ralos, os canos que vão para a rede de esgoto, por vezes acabam entupindo em algum momento, o que pode causar desde pequenos bloqueios e passagem de água, até tremendas dores de cabeça, que irão custar dinheiro, tempo e paciência.

Melhor Forma Desentupir Canos


A melhor forma de evitar que essas situações aconteçam ou se tornem frequentes, é começar a ter hábitos melhores quanto a limpeza e o que pode e não pode ser descartado no encanamento e investir numa manutenção eficaz periodicamente.

Mas quando os canos entopem de vez, como resolver o problema de imediato?

Como Desentupir Pia: 12 Métodos Caseiros

Existem várias formas de desentupir canos, mas vamos falar como é o método de desentupir canos profissionalmente, as dicas de produtos caseiros que ajudam a evitar entupimentos e o que não fazer contra entupimentos, que pode inclusive, piorar a situação.

O QUE CAUSA O ENTUPIMENTO DE CANOS

Quando falamos de entupimento de encanamentos, várias situações podem ocorrer para que esse problema aconteça.

O QUE CAUSA O ENTUPIMENTO DE CANOS


Na maioria das vezes, as causas são detritos que descartamos pelas pias e ralos, tal qual papel, embalagens, produtos e alimentos ou restos de alimentos, além de pelos como barba e cabelo.

Outro problema que também causa entupimentos a longo prazo é a gordura de óleo de cozinha, pois no encanamento, principalmente quando em contato com outros detritos, o óleo torna pequenas massas que podem causar entupimentos sérios na rede de esgoto.

Mas quando ocorre um entupimento, o problema já vem de algum tempo e que foi se tornando cada vez mais frequente, causando com o tempo a obstrução.

Existem várias alternativas para desentupir canos, algumas caseiras e eficientes que podem ajudar a resolver o problema.

RECEITAS CASEIRAS PARA DESENTUPIR CANOS

Algumas vezes o entupimento é mais superficial do que profundo, sendo que atitudes simples por si só já são necessárias para solucionar o problema.

RECEITAS CASEIRAS PARA DESENTUPIR CANOS


Algumas formas de remoção de entupimento são eficazes e encontradas em casa mesmo ou no mercado próximo.

Uma delas é usando detergente com água quente.

O detergente junto com a água quente, quebram as placas de gordura que possam se acumular no caminho e assim limpar todo o encanamento.

Outra opção é utilizando arame para retirar detritos que estejam visíveis em ralos de banheiro, cozinha e quintal.

O arame deve ser flexível e firme, com um comprimento de 1 metro e com uma pequena curvatura na ponta, para que ao ser colocado no ralo, seja fácil gira-lo e retirar o que estiver pelo caminho. Usar mais de 1 arame é o ideal, para que a remoção seja total.

O uso de desentupidores de pia e vaso é a alternativa mais conhecida e barata, já que a sucção faz com que detritos pelo caminho se movam e saiam, desobstruindo e desentupindo.

Em caso de entupimentos mais difíceis, o uso dessa e de outras produtos, pode ser necessário para que haja a eliminação total do entupimento.

Indicado por profissionais especializados em desentupimento, a adição de sal, bicarbonato de sódio e vinagre branco quente em canos, é uma força eficiente e simples de acabar com algo que esteja obstruindo o encanamento.

Essa receita é indicada, pois além dos produtos serem caseiros e sem perigo a saúde, ainda resolvem rapidamente, entupimentos que não sejam complexos.

O vinagre em contato com o bicarbonato e o sal, causa uma reação química que corrói gorduras e detritos que estejam pelo percurso dos canos e sem oferecer riscos ao encanamento.

Mas esta solução apesar de boa, não é eficiente para canos entupidos com mais profundidade e complexidade.
Quanto maior o entupimento e sua gravidade, maior a necessidade de produtos mais eficazes para remoção desses detritos.

O Que Não Usar Para o Desentupimento de Canos

As desentupidoras garantem que todas as dicas anteriores, são boas quando falamos de entupimento simples e superficial, porém em casos mais extremos, é comum que as pessoas utilizem produtos químicos que façam o trabalho e resolvam o problema...mas isso nem sempre acontece dessa maneira.

Produtos como Hidróxido de Sódio, mais conhecido como Diabo Verde ou Soda Cáustica, são produtos químicos conhecidos como ótimos desentupidores de encanamentos, porém o uso regular para esse fim, pode fazer com que a Soda acabe petrificando no encanamento em contato com a gordura, acabando por deixar a situação ainda mais caótica.

Outro problema da Soda Cáustica é que ela é muito perigosa para o contato irrestrito de pessoas leigas, pois só deve ser usada com óculos de proteção, luvas e manter longe de crianças e animais domésticos.

A Soda pode ser fatal ou trazer vários problemas de saúde. A Soda também pode causar fissuras nos canos, dada a sua alta ação corrosiva.

Existem no mercado outros produtos químicos como enzimas que também corroem gorduras e detritos em canos e apesar de menos arriscados do que a Soda, também precisam ser usados com cautela e proteção.

Coca Cola Desentope Cano?

O mito de colocar Coca Cola no encanamento para desobstruir entupimentos é outra lenda que não resolve a situação.

desentupimento coca cola


Por conter ácido fosfórico, muito usado na indústria alimentícia, em especial na produção dos refrigerantes de cola, muitas pessoas acreditam que ele é bom para corroer gorduras e o que tiver no encanamento, sendo indicado 2 litros de coca cola para limpar encanamentos.

Não existem indícios de que seja eficiente para tal fim e o ácido fosfórico é dentre todos os ácidos o mais fraco, não sendo portanto a melhor opção para limpeza de encanamentos.

Erros Mais Comuns no Desentupimento Cano

Outro erro é colocar objetos rígidos como cabos de vassoura no encanamento, esperando que o que está obstruindo desça, mas se a obstrução for maior do que o esperado, a ponto de estar atingindo até a rede de esgoto, então esta atitude só irá trazer mais problemas.

Mas a maior preocupação nesse caso é com a danificação do encanamento, que quando acontece, pode gerar vazamentos sérios.
Evite bater nos canos, pois o custo da troca de um encanamento por vazamento, pode ser maior do que um entupimento.  

Quando Chamar uma Desentupidora?

Quando tudo já foi feito e não existem mais formas de desentupir canos de forma caseira com eficiência, a solução é obter a ajuda de profissionais preparados de uma desentupidora de sua região.

Com equipamentos e produtos adequados, desentupidoras resolvem problemas de entupimentos com rapidez, garantia e sem danificar nada, fazendo o melhor orçamento para sua casa ou negócio.

Orçamento Desentupimento Cano

Caso já tenha tentado todas as soluções acima e não teve sucesso no desentupimento, solicite um orçamento abaixo, e receba a visita grátis de um técnico de desentupimento.

Regiões Atendidas