Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Localização de vazamento em Piscina

Enquanto o Brasil busca se recuperar de uma grande recessão, no mercado das piscinas a crise não bateu, e se mostrou muito mais viva do que nunca.

Segundo dados ANAPP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas) o Brasil segue como segundo maior país em piscinas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo os números da ANAPP, o país possui atualmente mais de 2,8 milhões piscinas instaladas, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior, o que significa mais de 100 mil unidades.

Seja de alvenaria, vinil ou até de vidro, o que importa é o design, a limpeza e uma piscina pronta para os dias mais quentes, para alegria da família e dos amigos. Mas tudo isso pode ir por água abaixo se houverem contratempos como infiltrações e vazamentos.

Vazamento em piscina é um problema muito comum que não é percebido logo, mas pode trazer muitos comprometimentos a estrutura e até ao terreno de sua localização. Neste artigo, entenda quais os tipos de piscinas mais comuns, os tipos de vazamentos e como é feita a localização de vazamento em Piscina por Caça Vazamentos.

Tipos de Piscinas

O mercado das piscinas está cada vez mais aquecido no Brasil e mostra a importância que os brasileiros dão para esse item de lazer que já deixou de ser supérfluo.

Hoje existem vários tipos de piscinas comercializadas e cada uma tem um diferencial específico que pode ser mais vantajoso para cada tipo de cliente.

Tipos de Piscinas
  • Piscina de alvenaria;
  • Piscina de vinil;
  • Piscina de fibra de vidro;
  • Piscina de vidro.

Das piscinas mais utilizadas no Brasil, a Piscina de Alvenaria possui 30% da fatia do mercado atual e a escolhida por grande parte dos brasileiros.

Feita com concreto armado, a piscina de alvenaria tem a vantagem de ser totalmente personalizável, ou seja, o cliente escolhe o tamanho desejado, a profundidade, o formato e a ornamentação interna.

O grande problema porém desse tipo de piscina é a mão de obra que precisa ser especializada em piscinas, além do valor que geralmente é elevado.

Além disso, a obra pode ser mais longa do que o previsto e necessita de um projeto bem elaborado para não haver falhas e problemas futuros.

As piscinas de Fibra de Vidro ou somente o termo Fibra, é outra opção muito escolhida e atualmente já detém de 35% do mercado de piscinas, ultrapassando as de alvenaria, que no passado já foram as mais produzidas no país.

A piscina de Fibra possui alguns pontos positivos que justificam tal procura: são mais baratas para adquirir, mais baratas para instalar, já que a mão de obra mesmo especializada, é mais acessível, além de possuírem todos canos e dispositivos e equipamentos necessários, apenas necessitando o encaixe no local e instalação.

Apesar de possuir formatos diferenciados e vários tipos de profundidade, as piscinas de fibra são padronizadas e não é possível personalizá-las ao gosto do cliente.

Outro ponto negativo é que a instalação deve ser feita com cuidado, já que é um material que quebra e cria fissuras com facilidade.

A Piscina de Vinil é outra opção que busca baratear o custo das piscinas de alvenaria. A Piscina de Vinil é feita em lona de alta resistência e durabilidade, que deve ser aplicada ao concreto e pode resistir até mais de 10 anos no local e com contato direto da água e intempéries.

A vantagem é a utilização de decorações inovadoras para decoração da piscina e instalação e manutenção barata, porém pode se deteriorar com o tempo, rasgando e não evita qualquer tipo de problemas relacionados as piscinas de alvenaria.

As piscinas de vidro são uma alternativa a todas as piscinas citadas e dentre todas é a mais moderna e bonita.

O vidro utilizado é de alta resistência e possui vários sistemas de vedação para que a água fique contido dentro do tanque de vidro, porém requer uma manutenção mais cuidadosa com limpeza e análise de vazamentos.

Tipos Vazamentos em Piscinas

Conhecendo melhor os tipos de piscinas existentes, é fundamental conhecer sua estrutura para entender como podem acontecer os vazamentos, o maior temor que pode ocorrer nesse tipo de tanque de armazenamento de água.

Tipos Vazamentos em Piscinas
  • Má impermeabilização;
  • Possível erosão da terra;
  • Equipamentos e encanamento quebrados;
  • Revestimentos mal colocados;
  • Falta de manutenção geral.

A piscina de alvenaria necessita de um exaustivo processo de impermeabilização antes, durante e depois de sua construção, para evitar infiltrações.

Outro fator é quando os equipamentos como ralos e dispositivos de hidromassagem, por exemplo, não estão bem instalados e posicionados. Canos quebrados, rachados e sem manutenção, podem ser outro motivo para vazamentos.

Por fim, revestimentos mal colocados e sem rejunte, podem com o tempo, causar pequenas infiltrações que possibilitam vazamentos em várias partes da piscina.

Em piscinas de Vinil, esses mesmos pontos de cuidado com vazamentos devem ser observados, já que a piscina é de alvenaria, apenas com uma lona de vinil.

Rasgos no vinil, podem facilitar a infiltração da água nas paredes e o indicado é que mesmo com a utilização de vinil, o melhor é que haja paredes com revestimento de azulejo ou cerâmica para evitar infiltrações.

A piscina de Fibra por sua vez, é um material pré fabricado e possui outras especificações, inclusive no tipo de vazamento que ocorrem. O material da fibra de vidro é relativamente leve, porém muito frágil e depois que é colocada água, não é recomendado que seja retirada, a não ser no caso de troca por uma nova por exemplo.

As piscinas de Fibra de Vidro possuem paredes estruturais curvas e que depois de cheias se expandem por pressão volumétrica e caso seja retirada água, ocorre um processo de ressecamento e fissuras que podem evoluir para rachaduras, sendo um processo praticamente impossível de ser evitado.

A piscina de vidro é a que mais precisa de observação quanto a vazamentos, já que o vidro pode sofrer com pressão do volume de água e principalmente causar fissuras pequenas que com o tempo podem aumentar e se tornar inevitáveis.

Piscina Baixando é Sinal de vazamentos

As piscinas quando estão em processo de vazamento, dão pequenos sinais que não estão em seu funcionamento pleno. O primeiro sinal é sem dúvida a quantidade de água que abaixa.

Piscina Baixando é Sinal de vazamentos

Quem utiliza todos os dias poderá perceber que o nível abaixou mais facilmente, se notar pequenas bolhas ou barulhos no fundo ou nas paredes da piscina ao mergulhar.

Além disso, poderá fazer um teste usando uma haste como um pedaço de madeira e marcar o nível pela manhã e observar a noite ou no outro dia, se tiver diminuído, é necessário averiguar o que está acontecendo.

É importante levar em consideração que a evaporação da água é normal e pode acontecer diariamente numa média de 3mm, porém mais do que isso é considerado vazamento.

Outro sinal claro de vazamento em piscina são as Infiltrações que quando acontecem, podem causar o afofamento da terra ao redor e ocorrer um tipo de erosão, movendo o terreno e causando o perigo de acidentes, principalmente se o terreno for um declive.

Isso é muito comum em piscinas de alvenaria.

As piscinas de fibra possuem a vantagem de serem quase que imunes a vazamentos, porém quando ocorrem, pode ser necessário até a troca total do material, dependendo da extensão do vazamento.

Como é feito a localização e conserto de vazamento em piscinas

Depois de perceber sinais de possível vazamento na piscina, o proprietário deve acionar um profissional de Caça Vazamentos para atestar de fato um vazamento.

O Caça Vazamentos é um profissional treinado que identifica vazamentos de água em encanamentos e locais como piscinas de forma rápida e eficiente, através de equipamentos tecnológicos.

Melhor que um encanador ou bombeiro convencional, o Caça Vazamentos possui certificação e capacitação profissional para manusear equipamentos e produtos que encontram vazamentos através de métodos não destrutivos, ou seja, sem quebra quebra desnecessário, para apenas no local do real vazamento.

sabesp

VAZAMENTO DE ÁGUA: QUEM PAGA A CONTA?

VAZAMENTO DE ÁGUA: QUEM PAGA A CONTA? Tem notado que sua conta de água está com valores mais elevados? O ...
Leia Mais

conta de água alta

Conta de água alta: o que fazer?

Conta de água alta: o que fazer? Não sabe mais o que fazer com a conta de água alta e ...
Leia Mais

Como localizar vazamento água

Como Localizar Vazamento Água Buscando Solução de como localizar vazamento água Preparamos um super tutorial com 11 dicas de como resolver este ...
Leia Mais

Dessa forma, oferece aos proprietários um serviço de melhor qualidade, mais barato e com menos lixo residual, além de um serviço mais acessível e com garantia.

Para identificação de vazamentos em piscinas, primeiro, o Caça Vazamentos fará perguntas para o proprietário sobre a rotina de utilização e manutenção da piscina.

Depois, observará qual o tipo de piscina e no caso das de alvenaria, se atentará para os produtos e serviços feitos nela para descobrir se o possível vazamento é causado por ação humana. Solo úmido e fofo dará indícios de infiltrações na piscina.

Por fim utilizará um Hidrofone, aparelho que detecta vazamentos em piscinas através da escuta.

O profissional de Caça Vazamentos coloca o Hidrofone na água e utiliza um fone que anula por completo qualquer tipo de ruído ou som externo e oferece maior precisão ao profissional em encontrar vazamentos localizados.

Em casos mais específicos, quando existem mais de um vazamento, a utilização de outros equipamentos e produtos de kit piscina para combater vazamentos como traçador químico, medidor de umidade e câmera termográfica.

Identificado o vazamento ou outros, o Profissional de Caça Vazamentos precisa ser certificado em mergulho com técnicas de reparos submerso para corrigir o problema. Raramente será necessário esgotar a água da piscina, salvo em vazamentos muito amplos e complexos.

O que fazer para evitar vazamentos em piscinas

Independente do tipo de piscina, cuidados e manutenção devem ser necessários para evitar problemas de qualquer natureza. No caso de vazamentos, os profissionais de Caça Vazamentos recomendam alguns cuidados para evitar problemas:

O que fazer para evitar vazamentos em piscinas

Nas piscinas de alvenaria, a recomendação é sempre manter a manutenção e limpeza em dia e enquanto estiver em construção, o revestimento, rejunte e principalmente a impermeabilização devem ser feitos por regra e de forma consistente.

Outro ponto que deve ser observado, é que a mão de obra deve ser especializada, ou seja, apenas profissionais que tenham conhecimento e experiência em lidar com a construção de piscinas e dessa forma, evitar aborrecimentos futuros.

Em piscinas de fibra, mesmo sendo raros os problemas com vazamentos, existem regras claras que se não obedecidas, podem trazer transtornos irreparáveis a esse tipo de material.

Piscinas de fibra não toleram a retirada de água depois da piscina cheia.

Como foi falado no tópico anterior, o volume de água contido, causa uma pressão que expande as paredes da fibra de vidro e depois que isso acontece se a água for retirada, acontece naturalmente a retração e ressecamento, causando pequenas fissuras.

As fissuras podem se tornar rachaduras e se for recolocada a água, é possível que a piscina não suporte e haja rompimento. Por isso o indicado é colocar água até o nível máximo.

Para limpeza, a contratação de empresa especializada em produtos e equipamentos para limpeza de piscinas é uma boa opção ou a utilização de produtos especiais para limpeza desse tipo de material que são vendidos em lojas especializadas em piscinas.

Cloro é indicado até determinado ponto e sempre deve ser seguido as recomendações do fabricante da piscina. Cloro além do permitido pode causar problemas de saúde e na menor das hipóteses manchar a piscina, especialmente as bordas em contato direto com o sol.

Algicidas com cobre não são indicados para limpeza de piscinas de fibra pois mancham sua estrutura. Por ser fácil para limpeza, já que possui estrutura lisa, escovas de aço e produtos como ácidos são proibidos pois danificam a piscina.

Seja qual for o tipo de piscina, se houver vazamentos ou perceber qualquer anormalidade, o profissional de Caça Vazamentos é a pessoa certa para identificação e conserto de vazamentos. Profissionais capacitados e experientes para solucionar problemas em sua piscina.

Solicite hoje uma análise de sua piscina e garanta que ela continue perfeita com a manutenção acessível e disponível do profissional de Caça Vazamentos.
Vazamentos de piscinas? Entre em contato e evite problemas com Caça Vazamentos.

Regiões Atendidas