Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Tudo o que você precisa saber sobre limpeza de caixa d´água

Recomendável a cada 6 meses, a limpeza da caixa d´água é fundamental para manter a saúde da família em dia, já que a água consumida é fornecida pela rede de tratamento pública, pode conter dezenas de micro-organismos perigosos a nossa saúde e que nem percebemos.

limpeza de caixa de agua


Ainda que o tratamento da água tenha melhorado significativamente nos últimos anos, isso não significa que ela é totalmente livre de bactérias, e se a caixa d´água está suja, isso torna a situação ainda mais séria, causando uma possível contaminação.

Uma das maneiras de garantir água de qualidade em casa é limpando a caixa de armazenamento de água e neste artigo, falaremos sobre a importância dessa rotina e como é feita essa limpeza que garante mais saúde para todos.

Caixa d´água

Importante em qualquer imóvel, a Caixa D´água é um item fundamental para qualquer edificação, seja residencial, comercial e até empresas de grande porte. Isso porque, a Caixa D´água garante o armazenamento da água de forma segura, oferecendo a comodidade de ter água sempre a mão caso falte na rede pública.

caixa d agua


Existem vários tipos de Caixa D´água e diferentes maneiras delas serem dispostas dentro de uma edificação.

Por exemplo, em imóveis como casas residenciais de até 3 andares, a caixa fica na parte superior e pode ser usada até 2 unidades, abastecendo com qualidade todo imóvel.

Já em apartamentos e prédios comerciais, geralmente há uma Caixa D´água superior e outra inferior: a que fica na base serve para armazenamento, enquanto a superior faz a pressurização e distribui a água para cada apartamento ou escritório.

Existem vários tipos de Caixa D´água para armazenamento de água residencial:

  • Fibrocimento (amianto)- As Caixa D´água de fibrocimento, conhecidas popularmente como Caixa D´água de amianto, são caixas com boa durabilidade e resistência e que eram muito comercializadas até fim da década de 90, por conta de seu valor mais baixo. Foram proibidas por conta do Amianto e não são mais comercializadas, porém ainda são utilizadas em muitas residências antigas;

  • Aço inox- Com boa resistência a impactos, a Caixa D´água de Aço inox possui boa durabilidade e de fácil limpeza. Por ser de inox, mantém a água mais fria se não exposta ao sol e sua grande desvantagem é o preço mais elevado;

  • Polietileno- A Caixa D´água é a mais comum comercializada atualmente. Feita de material leve e resistente, com boa durabilidade e baixa manutenção, possui interior de paredes lisas, o que facilita a limpeza. A única desvantagem é quanto a instalação, que deve ser feita em local plano e seguindo as normas do fabricante quanto aos furos e todos os dispositivos de segurança e de entrada e saída de água. Com bom preço, é atualmente a caixa mais utilizada;

  • Poliéster e fibra de vidro- Feito com placas modulares, a Caixa D´água de Poliéster com fibra de vidro é uma caixa leve e pode ser montada no local da obra. Geralmente é indicada para grandes armazenamentos de água, como em prédio de apartamentos. Possui manutenção um pouco complexa, dada a resistência do material contra impactos e furos. O preço é bastante convidativo também, sendo uma boa opção para construções maiores.

Como é feita a limpeza Caixa D'Água

A primeira recomendação é que a limpeza da Caixa D´água seja feita a cada 6 meses, para garantir água de qualidade na torneira o ano todo. Uma Caixa D´água muito suja, pode criar desde limo até pequenos organismos microscópicos que vem junto com a água fornecida, se proliferando com facilidade.

Como é feita a limpeza Caixa D'Água


A primeira coisa que deve ser feita na hora de limpar a caixa d´água é fechar o registro geral e fazer o armazenamento da água dentro da caixa para uso doméstico como lavagem de banheiros ou roupas por exemplo.

É importante que fique 1/4 dessa água dentro da caixa para fazer a limpeza e o registro de saída deve ser fechado também, evitando que posteriormente á água da limpeza entre em contato com o encanamento.

Comece a limpeza: utilize pano e esponja macia, além de uma escova com cerdas suaves para tirar a sujeira mais impregnada. Durante a limpeza, jamais utilize vassouras ou escovas de cerdas metálicas, e muito menos qualquer tipo de sabão como detergentes.

Descarte a água pelo cano de limpeza e lave as paredes da caixa com o que restar da água. Feche o registro de limpeza, assim que toda sujeira tiver saído. Depois é hora de fazer o último processo da limpeza que é a utilização da água sanitária.

Abra o registro de entrada da água e deixe a água entrar por até 1/3 da caixa e depois feche-o. Para uma caixa de 1.000 litros, coloque 1 litro de água sanitária e deixe por 2 horas, sendo que a cada 30 minutos com um pano, passe essa solução em todas as paredes da caixa, além da tampa.

Depois das 2 horas, abra o registro de saída e deixe que a solução de água com água sanitária passe pelas tubulações de consumo e limpe-as por completo.

Depois, mantendo o registro de saída aberto, abra o registro de entrada e deixe encher a caixa.

A primeira água que passou pelo registro de saída e com possível água sanitária, pode ser usada para serviço doméstico e apenas usar para consumo a água posterior.  Anote a data da limpeza para controle.

Limpeza em Caixa D'Água de Amianto: Cuidados e Riscos

As Caixa D´água de amianto devem ser limpas da mesma forma que foi relatado no tópico anterior, tomando os cuidados de não esfregar ou quebrar o material.

O Amianto é feito de um mineral chamado Asbesto e muito versátil e usado na indústria seja têxtil, elétrica e química.

Caixa D'Água de Amianto


Conhecido popularmente como amianto, o Asbesto quando manipulado é muito flexível e pode ser usado em pó, que adere facilmente às roupas e pele e pode ser aspirado, por conta de suas micropartículas.

São essas partículas que podem causar doenças respiratórias e até alguns tipos de câncer de pulmão.

No Brasil o amianto ainda é utilizado em algumas produções, mas na comercialização de Caixa D´água foi estritamente proibido.

A dica é trocar sua Caixa D´água de amianto o quanto antes para um modelo mais seguro.

Chame um profissional para limpeza de Caixa d´água

E se a Caixa D´água está muito suja ou muito alta, ou você não sabe como proceder com a limpeza, chame um profissional de Caça Vazamentos ou desentupidora que dará o auxílio completo na limpeza semestral da sua Caixa D´água e garantindo a saúde de sua família.

Regiões Atendidas