Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

O que fazer quando entope Ralo Banheiro

Foi tomar banho e percebeu que o box do chuveiro estava se tornando numa mini piscina? Está na hora de dar uma olhada no ralo, pois não está fazendo sua função em escoar a água.

O ralo do banheiro pode entupir com o tempo, principalmente quando não recebe manutenção. Antes de chamar uma desentupidora, é possível que o problema não seja tão grave e você mesmo consiga resolvê-lo, com algumas medidas simples e rápidas.

Neste artigo, siga alguns tutoriais de como fazer o desentupimento de ralo entupido no banheiro de maneira caseira e simples, que não vão comprometer o funcionamento do ralo e veja quando é hora de contatar uma desentupidora perto de você.

Como desentupir ralo de banheiro: 5 dicas incríveis

Como desentupir ralo de banheiro

Existem várias formas de fazer o desentupimento de ralo do banheiro. Veja algumas delas e mãos à obra:

  • Com água quente

A água quente é uma ótima aliada em desentupimentos, principalmente nos mais simples. Se começou a perceber o ralo entupido alguns dias, significa que o problema é recente e com chances de ser solucionado rapidamente. Então pegue uma leiteira e coloque água até próximo da borda e esquente no fogo, evitando que ferva.

Depois é só aplicar aos poucos dentro do ralo e ir observando se o escoamento fica mais natural e normalizado. Caso ainda apresente entupimento, repita a operação.

  • Usando bicarbonato de sódio

Nesta dica, o uso de água quente também é fundamental, mas com o uso de uma colher de bicarbonato de sódio, outra colher de vinagre e uma pitada de sal. Esta combinação gera uma reação química que corrói os detritos do ralo do banheiro e libera a passagem para a água.  

  • Utilizando alicate de bico

Caso você perceba tufos de cabelo que sejam possíveis de retirar do ralo, use um alicate de bico e retire os fios. Depois de retirado, faça uma limpeza com a água quente e/ou bicarbonato e o ralo ficará funcional novamente.

  • Uso de arame

A mesma ideia do alicate é usada aqui, porém caso não tenha a alicate, um arame comprido pode ser eficaz para a retirada dos fios de cabelo do ralo, além de restos de sabonete e fio dental.

  • Lavadora doméstica de pressão

As lavadoras domésticas são outra forma eficiente de desentupimento caseiro. Depois de ligá-la na energia elétrica e em uma mangueira de água, utilize o jato de pressão no máximo e force os detritos para baixo, de maneira que vão se soltar. Esta dica é eficiente quando o ralo está entupido mais profundamente e não é possível retirar os detritos.

Cuidado com produtos químicos para desentupimento

Cuidado com produtos químicos para desentupimento

O uso de produtos químicos pode ser outro dificultador, ao invés de ajudar. O diabo verde, como é conhecido o hidróxido de sódio, pode corroer canos, causar vazamentos de esgoto e ainda favorecer um entupimento mais grave, já que em contato com óleo de cozinha usado e vários detritos, endurece e dificulta o escoamento.

Quando utilizado este último recurso, o comprometimento do entupimento é ainda pior. Para casos complexos de entupimento de ralo, somente uma desentupidora especializada e profissional, com anos de experiência e profissionais capacitados, é a solução.

Principais Motivos Entupimento Ralo

Quais seriam os principais motivos entupimento ralo? Peça fundamental para o sistema de esgoto em geral, muitas pessoas se questionam sobre os principais motivos entupimento ralo. Seja em domicílios, seja no setor comercial, lidar com ralos entupidos pode ser um problema e tanto e gerar muitos transtornos nos ambientes, desde inundações, até odores desagradáveis, umidade, etc.

como desentupir ralo

Entenda a seguir os principais motivos que levam ao entupimento do ralo, as consequências deste problema, o risco de não utilizar o método correto para efetuar o desentupimento e o porquê é tão relevante contar com ajuda especializada e técnica para solucionar o caso.

  • Restos de sabonetes em barra

Quando o sabonete em barra está acabando, muitas vezes ele cai e ao pisarmos nele, se torna em uma massa mole e derretida que pode entrar com mais facilidade pelos orifícios do ralo e dificultar a passagem da água. Os restos de sabonete podem, junto com outros detritos como fios de cabelos e mesmo óleo usado da cozinha, criar uma massa que obstrui não só parte da tubulação, mas o cano de esgoto principal, causando entupimento grave.

  • Fios de cabelo e fio dental

Os fios de cabelo caem naturalmente e se no banho não houver o uso de uma toca ou estejam presos, podem entupir o ralo do banheiro, criando tufos de cabelo que impedem a passagem da água. Além dos fios de cabelo, o fio dental também faz o mesmo efeito, sendo até mais prejudicial por ser um material mais grosso e firme e de difícil rompimento.

Além destes, pedaços de papel higiênico e pó também podem auxiliar em ralo entupido. Para evitar ralo do banheiro entupido, existem algumas dicas como a mudança do ralo para um de metal e com fechamento, onde a abertura e fechamento pode ser controlado, sendo eficiente durante o banho e nos momentos de limpeza.

O uso de ralo japonês, um tipo de ralo com uma peneira de metal, é outra ideia inteligente e eficaz, pois todos os detritos ficam depositados na peneira, enquanto a água é escoada. Mas quando o ralo já entupiu, é preciso agir para desobstruir a passagem da água. Para evitar esse problema, existem algumas formas simples e rápidas de desentupir ralo de banheiro e de maneira caseira. Confira a seguir.

  • Falta de Manutenção

Um dos principais motivos entupimento ralo se chama falta de manutenção. Tanto os ralos do tanque ou ralos de pia, ralos de quintal, ralos de lavatório ou os ralos de box do chuveiro, necessitam da limpeza periódica e regular que atua como uma forma de manutenção preventiva. Nutrir este hábito garante um ralo mais limpo e por muito mais tempo imune ao entupimento. O principal objetivo desta limpeza regular é retirar os resíduos retidos nos ralos do imóvel, resíduos estes que, com o passar dos dias, irão com toda certeza, causar o entupimento dos ralos, afinal, irão se acumular e solidificar.

A negligência pode criar até mesmo um verdadeiro colapso no sistema hídrico de uma casa, empresa, loja e imóveis em geral. Além disso, a falta de manutenção propicia um ambiente bem favorável à reprodução de pragas e insetos no local, o que é mais um grave perigo decorrente de ralos entupidos e sem a manutenção adequada.

  • Reformas

Até mesmo quando se faz uma reforma no imóvel, a falta de cuidado pode ocasionar o entupimento dos ralos. Cimento e areia, além de pedras e entulhos, podem adentrar ao ralo, ai já era! Para evitar que isso ocorra, cubra os ralos, evitando que tal fato ocorra.
Agora que vimos os principais motivos entupimento ralo, você já sabe como evitar e manter seus ralos em pleno funcionamento por muito mais tempo.
Porém, caso esteja enfrentando problemas com ralo entupido.

Desentupimento ralo de banheiro profissional

Muito boas as dicas para desentupimento ralo de banheiro né? Mas nem todos os entupimentos de ralo são fáceis de resolver, pois alguns possuem maior complexidade e necessitam de um serviço profissional.

A Desentupidora no Bairro é uma empresa especializada em desentupimentos e com uma história de sucesso no mercado, atuando em São Paulo e todo Brasil, atendendo clientes com qualidade, rapidez e preço baixo. Solucionamos relacionados a entupimentos em:

Com técnicos capacitados e preparados, a Desentupidora no Bairro oferece os melhores serviços em localização de entupimentos e utilização de equipamentos para desobstrução. Entupimentos são coisa séria e precisam ser resolvidos com agilidade! Consulte-nos agora pelo WhatsApp e conte com atendimento imediato, visita gratuita e orçamento sem compromisso e acabe com entupimentos em sua casa com a Desentupidora no Bairro.

Regiões Atendidas