Imagem Desentupimento
Autor: Redação
11/10/2022

Desentupimento de calha

Para evitar infiltrações externas, é preciso que o desentupimento de calha seja feito com regularidade, pois pode causar sérios riscos a estrutura.

Calhas são encanamentos externos com a função de direcionar a água da chuva para os ralos pluviais a partir dos telhados de um imóvel.

É um encanamento muito importante, pois evita que a água da chuva não tenha direção ou precipite em ralos de esgoto e misture com os dejetos, se contaminando com a água suja.

Assim como outros tipos de canos, a calha pode entupir com o tempo e por fatores relacionados as intempéries.

Confira neste artigo, como é feito o desentupimento de calha e quando é preciso de auxílio profissional.

Desentupimento de calha- Conheça o funcionamento das calhas de chuva

Nem sempre as infiltrações em uma parede acontecem por um cano interno, mas sim, devido a um externo, como as calhas.

A calha é um elemento utilizado na construção civil para direcionar a água da chuva. Consiste em um cano entrecortado e disposto no beiral das casas ou na lateral dos telhados, captando a água e dirigindo até um ralo pluvial.

Feito de PVC ou aço galvanizado, a calha possui uma estrutura que deve ser presa ao concreto ou telhado de madeira, com uma tubulação de água ligado a ela.

O material é resistente, leve e com boa durabilidade, além de resistente contra as intempéries como chuva, sol e ventos.

Mas com o tempo, é preciso fazer a manutenção da calha, observando se existem entupimentos. Confira no próximo tópico os sinais de entupimento em calha.

Como desentupir calha com métodos caseiros

As calhas sofrem muitas ações do tempo e da natureza, entupindo em muitos casos, principalmente quando tem árvores próximas.

A calha entupida, dá sinais muito característicos, como:

·         Trasborda quando chove;

·         Escoamento lento.

O próprio morador pode observar e perceber esse problema, tomando algumas medidas caseiras para desentupimento de calha. Veja algumas delas:

1.      Retire folhas e sujeira da calha e do cano de escoamento

Com uma luva de borracha, você pode fazer o desentupimento de calha retirando a sujeira e colocando em um saco de lixo.

2.      Água quente com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem ação ácida e auxilia na higienização dos canos. Em pequenas obstruções e com água quente, além de vinagre e outros produtos naturais como suco de limão e sal, corrói a sujeira e limpa a calha.

3.      Uso de uma mangueira com pressão

Uma mangueira com pressão de uma lavadora doméstica, por exemplo, pode ser muito eficaz para limpeza e forçar a sujeira a sair.

Como é feito o serviço de desentupimento de calha

O desentupimento de calha com auxílio profissional é necessário, quando os métodos caseiros do tópico anterior, não forem suficientes para limpeza e desobstrução.

O serviço consiste em chamar o técnico e ele faz a retirada da sujeira com uso de aparelhos como o hidrojateamento ou máquina rotatória, que limpa os canos e a calha.

Desentupidora no bairro

Com o auxílio da Desentupidora no bairro, você terá serviço de desentupimento de calha com o máximo de agilidade e qualidade.

Atendimento 24 horas, qualidade e serviço pontual em São Paulo, capital e região metropolitana, conheça nosso trabalho e seja um dos mais de 2 mil clientes atendidos com segurança, garantia e preço justo. 

Regiões Atendidas