Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/5/2023

vaso sanitario com objeto

Todos nós enfrentamos situações inesperadas em nossas casas, e uma das mais frustrantes é ter um vaso sanitário entupido, especialmente quando é causado por um objeto que caiu acidentalmente. Este artigo lhe fornecerá um guia completo sobre como lidar com essa situação com segurança e eficiência.

Identificando o problema

O que pode causar o entupimento?

Na maioria das vezes, o vaso sanitário fica entupido devido ao acúmulo de resíduos orgânicos. No entanto, em alguns casos, o problema pode ser causado por objetos estranhos, como brinquedos, frascos de produtos de higiene ou até mesmo celulares. É importante identificar a causa do entupimento para poder escolher a melhor maneira de resolvê-lo.

Sinais de um vaso sanitário entupido

Um vaso sanitário entupido é geralmente fácil de identificar. Se a água não está indo para baixo ou está drenando lentamente, ou se você ouve ruídos borbulhantes, é provável que o vaso esteja entupido.

Soluções possíveis

Usando um desentupidor

Um desentupidor pode ser uma solução eficaz para desentupir um vaso sanitário. No entanto, é necessário usá-lo corretamente:

1. Certifique-se de que o desentupidor esteja completamente submerso, adicionando mais água ao vaso, se necessário.

2. Coloque o desentupidor sobre o buraco do vaso sanitário e pressione para baixo firmemente várias vezes.

3. Puxe o desentupidor rapidamente para criar pressão na tubulação, o que pode ajudar a desalojar o objeto.

Utilizando um cabide de arame

Em alguns casos, um objeto pode estar preso bem perto da superfície. Nessa situação, um cabide de arame desdobrado pode ser útil:

1. Desdobre o cabide, mas deixe o gancho intacto.

2. Use luvas de borracha e empurre cuidadosamente o cabide no vaso sanitário.

3. Tente agarrar ou desalojar o objeto com o gancho.

Contratando um profissional

Se as soluções acima não funcionarem, pode ser necessário contratar um encanador profissional. Eles têm ferramentas especializadas, como uma cobra de encanamento, que podem desentupir um vaso sanitário, mesmo quando o objeto está mais fundo no encanamento.

Prevenção

Como evitar futuros entupimentos

A melhor maneira de lidar com um vaso sanitário entupido é evitá-lo em primeiro lugar. Aqui estão algumas dicas:

1. Não jogue nada além de papel higiênico no vaso sanitário. Mesmo os produtos rotulados como "descartáveis" podem causar entupimentos.

2. Coloque uma tampa de vaso sanitário com fechamento lento para evitar que objetos caiam acidentalmente.

3. Ensine as crianças a respeito do que pode e o que não pode ser jogado no vaso sanitário. 

Manutenção regular

A manutenção regular do vaso sanitário e do sistema de encanamento também pode prevenir entupimentos. Isso inclui a limpeza regular do vaso sanitário e a inspeção do sistema de encanamento por um profissional de tempos em tempos.

Ter um vaso sanitário entupido com um objeto dentro pode ser uma situação frustrante. No entanto, com as ferramentas e técnicas corretas, é possível lidar com o problema de maneira eficaz. Lembre-se sempre de que a prevenção é a melhor maneira de evitar tais problemas. Mantenha o vaso sanitário e o sistema de encanamento limpos e bem conservados, e lembre-se de que certos objetos nunca devem ser jogados no vaso sanitário. Caso as soluções caseiras não resolvam o problema, não hesite em contactar um profissional.

Regiões Atendidas