Imagem Desentupimento
Autor: Redação
17/2/2022

Cano de Esgoto Entupido Por Restos de Obras ? saiba como solucionar

A maioria das chamadas das desentupidoras são os problemas com entupimentos de esgoto, e apesar desse ser o principal serviço destas empresas, ainda existem muitos outros oferecidos e de qualidade.

Canos Esgoto Entupido Por Restos de Obras


Os desentupimentos de esgoto podem ser desde simples como algo superficial até muito difícil e que pode até levar a remoção do encanamento e sua substituição.

Geralmente em casos como esse, é comum que o motivo seja entupimento por materiais de construção.

Muitas pessoas não se atentam no meio de uma construção ou reforma, no descarte correto do lixo e entulho produzido, deixando muitas vezes que essa sujeira entre em contato com as tubulações.

Quando isso acontece, pode haver situações sérias de entupimento de esgoto e nesse artigo, falaremos sobre como isso acontece e os cuidados para evitar o entupimento de canos por materiais de construção.

Entupimentos de esgoto

Entupimentos de esgoto acontecem por vários motivos, porém alguns deles são comuns como:

Entupimentos de esgoto
  • Entupimento por óleo de cozinha usado- O óleo de cozinha usado é um produto muito utilizado para cozinhar alimentos e que muitas vezes é descartado da maneira incorreta, sendo lançado nas tubulações de esgoto. Quando isso acontece, o óleo com o tempo se gruda nas paredes do encanamento e causa a obstrução da água, além de reter outros tipos de detritos, deixando a passagem da água cada vez mais difícil;
  • Lixo da cozinha- Além do óleo usado, restos de alimento e de embalagens por exemplo, também podem ser eventualmente jogados nas tubulações de esgoto e causar entupimentos;
  • Lixo do banheiro- Fio dental, fios de cabelo e até restos de sabonete são detritos que podem cair no ralo do Box do chuveiro e com o tempo, causar entupimentos localizados. No vaso sanitário, é comum o descarte de papel higiênico e absorventes que também favorecem entupimentos.

Outro motivo para entupimentos e que pode ser um comprometedor fatal para o sistema de esgoto residencial é o Lixo de obra ou materiais de construção.

Qualquer reforma feita ou construção pode causar entupimentos quando o lixo e entulho não é devidamente descartado.

Entupimento por material de construção

Em reformas ou construções, pode acontecer de cair alguma sujeira do serviço nas tubulações de esgoto.

No caso de uma residência sendo construída, existe uma forma facilitada de resolver o problema, já que muitas vezes o encanamento de esgoto ainda está sendo feito.

Entupimento por material de construção


Nesse caso, é possível evitar o risco de entrar alguma sujeira como cimento, areia ou pedras nas tubulações.

O problema se agrava quando não é retirado esses detritos, ou ainda, é uma reforma que esteja sendo feita e o esgoto já instalado, recebe toda essa sujeira.

Quando isso acontece não tem outro jeito, senão fazer a correta limpeza e inspeção, observando e caso encontre algo, retirando todos os vestígios de lixo nos canos.

O cimento especialmente, é um agravo em contato com as tubulações.

No caso de canos novos, o cimento pode endurecer e dificultar a passagem da água, que muitas vezes só será percebido posteriormente.

Areia também é outro problema, porém por não endurecer, a água pode levar e não trazer riscos maiores.

Já as pedras podem ser um grande agravante e dependendo do tamanho, se tornar um obstáculo que logo o morador irá perceber. Por isso o indicado para evitar esse tipo de problema, é sempre fazer a limpeza durante e depois de cada serviço, se certificando que nada caiu no encanamento de esgoto.

O correto, é sempre descartar qualquer tipo de lixo de construção em sacos especiais de entulho ou caçambas, e nunca jogar nada nas tubulações e fazendo sempre uma vistoria para evitar surpresas posteriores.

Desentupimento de esgoto por materiais de construção

Caso os materiais de construção entupam o caminho da água e o problema só seja percebido posteriormente, dependendo da gravidade da situação é necessário chamar um serviço especializado de desentupidora.

Desentupimento de esgoto por materiais de construção


A desentupidora é uma empresa de limpeza, especializada em tubulações de esgoto e outros serviços similares, oferecendo desde empresas até residências.

No caso de residências que tenham entupimentos provenientes de materiais de construção, a desentupidora irá analisar quais as melhores opções para resolver o problema.

Roto Rooter x Hidrojateamento

As desentupidoras são as empresas mais indicadas quando o assunto é entupimento por material de construção.

Assim que chegam ao local, os técnicos avaliam a situação do encanamento e analisam quais as melhores medidas a tomar.

Em suas mãos, possuem vários equipamentos que podem ser perfeitos para resolver o problema, entre eles os mais eficientes: Roto Rooter e Hidrojateamento.

O Roto Rooter é um dos aparelhos mais antigos para fazer desentupimento, e consiste em um motor rotativo com lâminas afiadas e precisas, que em contato com esgoto e a sujeira, destrói tudo o que encontra pela frente.

No caso de materiais de construção como pedras e cimento, é uma ótima opção, além de não danificar as tubulações.

Outra alternativa é o Hidrojateamento, uma mangueira especial que solta um jato veloz e potente de partículas de água, que possui força suficiente para destruir sujeiras até petrificadas.

A pressão varia e a mais baixa é de 5.000 psi sendo a alta 36.000 psi ou superior, indicado para uso industrial ou no caso de materiais endurecidos, como é o caso de materiais de construção e pedras nas tubulações.

Os técnicos irão decidir qual a melhor escolha, dependendo do nível de entupimento, sendo que quanto mais obstruído, mais invasivo terá que ser a forma de desentupimento.

Como evitar entupimentos por materiais de construção

Por materiais de construção, a melhor forma de evitar entupimentos é sempre manter qualquer tipo de sujeira e entulho longe do encanamento de esgoto.

Uma dica, é sempre colocar lona no local do encanamento, principalmente em construções ou tapumes, evitando que caia sujeira dentro das tubulações.

Em reformas, fazer a limpeza do local é sempre importante e colocar toda sujeira e entulho em sacos ou caçambas para esse uso.

Caso aconteça algum tipo de entupimento por esse motivo, solicite avaliação de uma desentupidora competente e garanta um serviço de alta qualidade com o melhor preço do mercado e o melhor, com garantia e segurança.

Regiões Atendidas